Sinfônica representará Mogi das Cruzes no Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras

Secretaria de Educação

21 de novembro de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

Os alunos da Banda Sinfônica do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, representarão Mogi das Cruzes no 1º Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras da Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras (LBF), realizado no município de Senador Canedo, Goiás. Os estudantes foram recebidos pelo prefeito Marcus Melo, na tarde de quarta-feira (20/11), no auditório do prédio sede da Prefeitura, junto de seus responsáveis e professores, para a entrega do voucher que credencia a tão esperada viagem.

A banda, tricampeã estadual e campeã nacional na categoria infantil no XXIV Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, realizado em 2017, em Aracaju (Sergipe), integra o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação.

O projeto viabiliza o ensino da música a mais de 11 mil crianças, organizadas em 15 escolas do município e coordenado em parceria com a Sinfônica de Mogi das Cruzes.

O prefeito Marcus Melo parabenizou os alunos pelo esforço e dedicação que resultaram em mais uma classificação para o Nacional. "Esse nosso projeto é único. Não há outra cidade que tenha um programa que atenda a mais de 11 mil alunos com ensino da música. O reconhecimento desse trabalho é fruto de muito treino e dedicação dos nossos pequenos, de seus pais e professores", afirmou.

Além disso, o prefeito destacou a participação da família na formação das crianças. "A presença dos pais no dia a dia dos filhos é essencial, porque cabe à Prefeitura disponibilizar o espaço da escola e bons professores aos alunos, mas o ambiente da família presente é o que torna, de fato, nossa cidade diferente."

A secretária municipal de Educação, Juliana Guedes, também ressaltou o quanto o projeto contribui para a introdução de valores que serão carregados durante a vida toda. "Como cidadã e mãe de uma criança que também participou do Pequenos Músicos, acredito que o mais importante é o que eles levam do projeto para a vida. O senso de disciplina, organização, respeito e autocontrole que é desenvolvido é algo impagável. Nós ficamos muito felizes pelo fato de a escola oferecer isso para as crianças", disse.

“Hoje, nós dizemos que Mogi das Cruzes é a ‘Mogi da música’. Temos a nossa Orquestra Sinfônica que se apresenta nas maiores salas do Brasil e esse projeto tem o objetivo principal de educar e levar nossos alunos daqui para um nível melhor. Que eles possam participar deste campeonato e levar o nome de Mogi com muita alegria!”, concluiu Melo.

A competição ocorrerá nos dias 7 e 8 de dezembro e a viagem será feita num ônibus muito bem equipado, disponibilizado pela Prefeitura, a fim de que as crianças viajem os mais de 2 mil quilômetros em busca do bicampeonato de maneira confortável e segura. (Duda Machado)