Sistema de coleta e descarte de materiais colabora para prevenção em época de chuva

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

19 de janeiro de 2021

Mogi das Cruzes possui um sistema integrado de coleta de lixo e descarte de materiais inservíveis, que funciona continuamente e que auxilia a população em épocas de chuvas mais intensas, como o verão. Além da coleta de lixo tradicional, a cidade possui três ecopontos – localizados no Jardim Armênia, Parque Olímpico e Jundiapeba – e a Operação Cata-Tranqueira, que percorre os bairros periodicamente recolhendo objetos sem uso descartados pela população.

A destinação correta de lixo e materiais sem serventia é fundamental para garantir a fluidez dos cursos d’água e a limpeza de áreas abertas. A coleta de lixo regular permite o descarte dos objetos de forma adequada (Clique aqui para ver a tabela com os dias e bairros atendidos)

Por conta da pandemia, o trabalho dos catadores foi suspenso na Usina de Triagem da Vila São Francisco, que passa por um processo de reforma e ampliação. Os catadores foram deslocados para os três ecopontos. Lá eles recebem os materiais e realizam a separação, dando continuidade ao processo de reciclagem.

Dentro das residências, também é importante que não sejam destinados objetos sólidos no vaso sanitário, o que pode causar entupimento da rede de esgoto e retorno do material para as casas ou apartamentos.

Da mesma forma, a saída de água pluvial deve ocorrer pelas calhas até as sarjetas, evitando-se a ligação do sistema na rede de esgoto – o que igualmente sobrecarrega o sistema, podendo causar vazamentos.

A limpeza de córregos e cursos d'água acontece continuamente, e de forma mais intensa durante os meses que antecedem o verão, com o objetivo de aumentar a vazão da água. Neste mês de janeiro, a Prefeitura realiza ações para minimizar os efeitos das chuvas, em um trabalho integrado e realizado por diversas secretarias.

Para o atendimento de emergências causadas pelas chuvas, a Prefeitura mantém a Operação Verão, que acontece no período entre 1º de dezembro e 31 de março. Durante a operação, toda a estrutura da Prefeitura tem como prioridade o atendimento a questões causadas pelas chuvas. O monitoramento e o atendimento a quedas de árvores é uma das ações prioritárias deste trabalho. Emergências podem ser informadas pelos telefones 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Municipal). Para denúncias de descarte irregular de lixo, é importante que os cidadãos acionem a Prefeitura pelo telefone 153.