Site e aplicativo para solicitar auxílio emergencial do governo federal já estão disponíveis

Gabinete

07 de abril de 2020

O governo federal está disponibilizando, a partir desta terça-feira (07/04), o aplicativo e o site para trabalhadores informais que precisam do auxílio emergencial de R$ 600,00, para combater os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus. Pessoas já inscritas no no Cadastro Único não precisam de novo cadastro. Vale lembrar que este é um benefício concedido pelo governo federal e não pelo município, portanto os cidadãos devem buscar os canais oficiais, via Caixa Econômica Federal.

Para solicitar o benefício, basta acessar o site ou baixar o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial nos aparelhos com sistema operacional Android e aparelhos com sistema iOS, como iPhones. Quem está sem créditos também conseguirá fazer o download. 

Baixar via Android

Baixar via iOS

Requisitos para receber o benefício:

O candidato também deverá cumprir uma das condições abaixo:


O benefício poderá ser recebido por até dois integrantes da mesma família. Para mães chefe de família, o benefício pode dobrar, para R$ 1.200,00. A previsão é que o benefício comece a ser pago entre esta quinta-feira (09/07) e a próxima terça-feira. O pagamento será feito por bancos públicos federais ou por meio de uma conta poupança digital, que será aberta automaticamente em nome do beneficiário. Não serão cobradas taxas de manutenção para essa conta digital e o usuário terá direito a pelo menos uma transferência eletrônica mensal.

Quem já estava inscrito no Cadastro Único do governo (CadÚnico) até o dia 20 de março e já recebe o auxílio do Bolsa-Família não precisa baixar o aplicativo ou se cadastrar no site, porque já têm os dados cadastrados no sistema do governo. Para informações sobre o CadÚnico, o telefone é o 0800 708 2003.

A ordem para o recebimento do auxílio será:
1º Quem recebe o Bolsa Família;
2º Trabalhadores informais do Cadastro Único do Governo federal;
3° Microempreendedores individuais (MEI) e Contribuintes Individuais;
4º Trabalhadores informais que não estão no Cadastro Único.

O governo reitera o pedido para que as pessoas não procurem neste momento as agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, nem se dirijam aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O governo também faz um alerta contra sites falsos que foram criados e disseminados pelo aplicativo WhatsApp para tentar obter dados dos beneficiários. O recado é não fornecer dados para qualquer pessoa ou site que fale em nome do benefício. O telefone para mais informações é o 111.