Sucen realiza pesquisa entomológica em condomínio da cidade

22 de fevereiro de 2017

A Sucen – Superintendência de Controle de Endemias esteve em Mogi das Cruzes nesta manhã de quarta-feira (22/02) para realizar uma pesquisa entomológica na mata localizada dentro de um condomínio particular, no Aruã, onde vivia o macaco que morreu na última semana, em uma clínica veterinária particular da cidade. A pesquisa irá estudar as espécies de mosquitos existentes naquela região e a presença de vírus nesses insetos.

A ação faz parte de um amplo trabalho preventivo realizado em função da morte de um macaco ocorrida no último dia 15 em uma clínica veterinária particular da cidade. “Não temos confirmação de febre amarela, mas precisamos agir de forma preventiva”, explicou o veterinário da Sucen, Marcelo Pavone Pimont. O exame das amostras biológicas do animal está sendo realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Paralelamente, os agentes do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses da Prefeitura de Mogi das Cruzes realizam as visitas casa a casa em todo o condomínio, eliminando possíveis criadouros de larvas e informando os moradores sobre a aplicação de inseticida. “Tomamos conhecimento ontem (terça-feira) que o primeiro primata morto vivia em um condomínio do Aruã e imediatamente direcionamos todas as medidas preventivas para o local”, explicou o veterinário Jefferson Renan Araújo Leite, coordenador do Núcleo.

Os moradores do condomínio receberam as equipes com tranquilidade. “Se é uma necessidade, estou à disposição, sem problemas”, afirmou a senhora Deolinda Raimundo Ferreira, 75 anos, que mantém seu imóvel em perfeita ordem e sem não tem nenhum foco de mosquitos. O condomínio visitado soma 890 imóveis entre residências e obras em andamento.

Vacina

A Secretaria Municipal de Saúde mantém a orientação para que todas as pessoas que forem viajar para áreas endêmicas tomem a vacina contra febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência. A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, gestantes, mulheres amamentando até o sexto mês de vida do bebê e imunodeprimidos (pessoas com câncer, HIV ou em tratamento imunossupressores). Idosos a partir dos 60 anos devem passar por uma avaliação médica e, caso a vacinação seja indicada, o médico deverá emitir uma receita com a prescrição a ser apresentada na unidade de saúde. (Paula Frias)

Onde tomar a vacina contra febre amarela em Mogi das Cruzes:

Segunda-feira: UBS Ponte Grande (Rua Av. Lothar Waldemar Hoehne, 70) - Telefone: 4790-1412
Terça-feira: UBS Jardim Camila (Av. Presidente Getúlio Vargas, 999) - Telefone: 4796 -3578
Quarta-feira: PA Jundiapeba (Rua Vereador Nito Sona, 1.745) - Telefone: 4727- 3217
Quinta-feira: UBS Alto Ipiranga (Rua Capitão Joaquim Mello Freire, nº 700) - Telefone: 4735-1314
Sexta-feira: UBS Vila Suíssa (Av. Riccieri José Marcatto, 310) - Telefone: 4761- 6678