Técnicos da Saúde fazem busca de criadouros e bloqueio do Aedes aegypti

17 de fevereiro de 2017

A Secretaria Municipal de Saúde está acompanhando o caso de um macaco que morreu nesta quarta-feira (15/02) em uma clínica veterinária particular da cidade.

O animal não era da cidade. Foi trazido por um morador da Zona Leste da Capital, em busca de atendimento veterinário.

Embora o exame clínico do animal não tenha apresentado todas as características típicas de morte por febre amarela, amostras do macaco foram coletadas e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para análise.

Por medida de prevenção, desde quarta-feira, técnicos do Núcleo de Controle e Prevenção de Arboviroses estão trabalhando no bloqueio de criadouros do mosquito Aedes aegypti e na aplicação de inseticida num raio de 250 metros ao redor da clínica.

Proprietários de imóveis fechados estão sendo notificados, mas a Administração Municipal poderá realizar ingresso forçado, caso seja necessário.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém a orientação para que as pessoas que forem viajar para áreas endêmicas tomem a vacina contra febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência.

A dose é contraindicada para crianças menores de seis meses, gestantes, mulheres amamentando até o sexto mês de vida do bebê e imunodeprimidos (pessoas com câncer, HIV ou em tratamento imunossupressores). Idosos a partir dos 60 anos devem passar por uma avaliação médica e, caso a vacinação seja indicada, o médico deverá emitir uma receita com a prescrição a ser apresentada na unidade de saúde. (Paula Frias)

Onde tomar a vacina contra febre amarela em Mogi das Cruzes:

Segunda-feira: UBS Ponte Grande - Telefone: 4790-1412
Rua Av. Lothar Waldemar Hoehne, 70