Têm início as aulas dos cursos profissionalizantes da Escola do Empreendedor

Fundo Social

18 de outubro de 2018

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, e o prefeito, Marcus Melo, visitaram, na manhã desta quinta-feira (18/10), a Escola de Empreendedorismo e Inovação, para a aula inaugural dos cursos profissionalizantes que começaram hoje a ser oferecidos no espaço. Ao todo, serão 14 turmas, de cursos de gastronomia, manicure e pedicure, maquiagem, pequenos reparos (corte e costura) e minioficinas de culinária.

“O que vocês estão vivendo hoje é um sonho que começamos a sonhar no ano passado. Tivemos várias dificuldades no caminho, mas conseguimos superá-las e hoje estamos aqui. Foi um sonho construído em muitas mãos e o que mais quero é que vocês se apropriem deste espaço, deem valor a esta oportunidade e ajam como multiplicadores, levando para as pessoas informações sobre o trabalho que estamos desenvolvendo aqui na Escola de Empreendedorismo”, destacou a presidente do Fundo Social, Karin Melo.

O prefeito Marcus Melo parabenizou todos os envolvidos no projeto da Escola de Empreendedorismo e Inovação (EEI) e desejou um ótimo curso a todos. “O maior objetivo deste espaço é despertar nas pessoas o desejo de empreender. Precisamos muito do apoio de vocês para que possamos construir juntos. Vocês estão tendo uma oportunidade de ouro, pois foram selecionados entre 1.800 inscritos. Aproveitem essa oportunidade. Nossa cidade está precisando de mão de obra qualificada e este é um primeiro passo nesse sentido”, pontuou.

Hoje tiveram início seis turmas, sendo duas do curso de maquiagem, duas do curso de pequenos reparos e duas de gastronomia. Nesta sexta-feira (19/10) começam as aulas das minioficinas de culinária. E na próxima segunda-feira (22/10) terão início as aulas de mais seis turmas (duas do curso de manicure e pedicure, duas do curso de pequenos reparos e duas de gastronomia clássica).

Os cursos têm 40 horas de carga horária total, sendo 10 aulas com 4 horas de duração cada. Já as minioficinas reúnem cinco aulas com 4 horas de duração cada, somando 20 horas de carga horária total. Todos os módulos serão concluídos no final de novembro.

As aulas serão realizadas nos três espaços dentro da Escola de Empreendedorismo que já foram concebidos para receberem cursos do Fundo Social. São eles: Stúdio Culinária, Corte e Costura e Espaço da Beleza.

A gestora da EEI, Gisele Cristina Rodrigues, que estava presente, informou aos alunos que, além das aulas de seus respectivos cursos, os alunos deste primeiro ciclo já poderão contar com o atendimento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em três dias extras à carga dos cursos.

O chef, diretor e professor de gastronomia no Centro de Aprendizado Gastronômico em Mogi das Cruzes, Roque Thomazini, também participou da aula inaugural. Ele foi um dos profissionais que contribuiu diretamente para o projeto do Stúdio Culinária, onde são ministradas as aulas de gastronomia clássica. “Aproveitem essa oportunidade de ouro que estão tendo. A gastronomia atualmente é uma área que está oferecendo muita oportunidade de emprego”, destacou.

O chef proprietário do restaurante O Berro, Felipe Martins, foi outro que contribuiu para o processo e também marcou presença na manhã desta quinta-feira. “Este é um momento muito oportuno para iniciativas assim, porque percebemos que o mais falta às pessoas é oportunidade. Aqui em Mogi o poder público está oferecendo essa oportunidade, então se agarrem a ela para crescerem enquanto profissionais”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5902, da Escola de Empreendedorismo e Inovação ou então pelo 4798-5143, do Fundo Social de Solidariedade. (Lívia de Sá)