Tomógrafo da Vila Suíssa é substituído por equipamento mais moderno e eficaz

07 de dezembro de 2017
Tomógrafo instalado na Unidade Básica de Saúde da Vila Suíssa está sendo substituído por equipamento mais moderno e eficaz (foto: Divulgação/PMMC)

O aparelho de tomógrafo instalado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Suíssa está sendo substituído por um equipamento mais moderno e eficiente. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é garantir ainda mais qualidade e precisão no serviço diagnóstico por imagem ofertado aos pacientes do SIS – Sistema Integrado de Saúde.

O Serviço de Tomografia Computadorizada foi instalado em 2012 na unidade da Vila Suíssa, ampliando a oferta de atendimento até então restrito à região central da cidade. “Nos últimos anos, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem trabalhando gradativamente para oferecer novas especialidades, exames e procedimentos de média e alta complexidade aos pacientes da rede pública, antigamente disponibilizados apenas pelo Governo do Estado”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Da marca Toshiba, o novo equipamento garante o dobro de resolução de imagem comparado ao antigo aparelho, contando com quatro canais (o antigo possuía dois) e diversas vantagens como maior rapidez, melhor qualidade e definição de imagem. Outra novidade são alguns softwares específicos de reconstrução em 3D e remoção de imagens ósseas, melhorando a visibilidade de estruturas vasculares e outros pequenos detalhes. Oferece, ainda, uma dose muito menor de radiação e tem capacidade para realizar até 400 exames por mês.

“O novo equipamento é um sistema de tomografia computadorizada de alta tecnologia que proporciona imagens mais nítidas, assegurando diagnósticos rápidos e precisos para todas as partes do corpo e com uma dose de exposição muito menor do paciente”, explica o diretor do Departamento de Apoio Técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Antonio de Moraes.

O tomógrafo é um equipamento que permite a reconstrução de imagens detalhadas de diferentes partes do corpo, como crânio, coluna, abdômen, aparelho digestivo e urinário, entre outros.

O novo aparelho foi substituído pelo Cejam – Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, organização social de saúde responsável pelo convênio de manutenção e gestão do equipamento na UBS Vila Suíssa, desde a sua implantação. A substituição não teve qualquer investimento ou custo por parte da Administração Municipal.

Os exames de tomografia são agendados pelo Setor de Agendamento da Secretaria Municipal de Saúde mediante solicitação médica. Além do aparelho da Vila Suíssa, o município conta, ainda, com mais três equipamentos: um no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas, um na Santa Casa de Misericórdia, no Centro, e outro no Hospital Luzia de Pinho Melo, no bairro do Mogilar. Nos primeiros oito meses deste ano, foram realizados 4.101 exames de tomografia na cidade.