Trabalho de esterilização é ampliado com a utilização de caminhões

Secretaria de Serviços Urbanos

26 de março de 2020
Os trabalhos de esterilização em pontos com grande circulação de pessoas ganharam um importante reforço na tarde de hoje, com a utilização de caminhões

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos ampliou, a partir desta quinta-feira (26/03), os trabalhos de esterilização de locais com grande circulação de pessoas, como ação direta de combate à disseminação do novo coronavírus. Além da equipe composta por 10 funcionários, que percorre diariamente cerca de 30 pontos, caminhões começaram a ser utilizados nessa força-tarefa, o que otimiza e agiliza os trabalhos.

A ideia é que sejam empregados dois ou mais caminhões por dia, percorrendo o maior número possível de locais. O roteiro a ser percorrido ao longo dos próximos dias incluiu quase 40 pontos, dos distritos de Jundiapeba, Braz Cubas, Cezar de Souza, área central e também os bairros do Botujuru, Mogilar, Socorro e Rodeio. Todos estão sendo esterilizados com a solução de água comum misturada à água sanitária, conforme proporção indicada pela Secretaria Municipal de Saúde, que é eficaz no combate ao vírus.

Em Jundiapeba, os locais esterilizados são a estação de trem, a avenida Lourenço de Souza Franco, a Alameda Santo Ângelo, o Largo da Feira, a Praça da Liberdade, a Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), além da Unidade Básica de Saúde (UBS). Vale lembrar que, em locais fechados, os trabalhos são feitos apenas nas fachadas.

Já em Braz Cubas, a pulverização está sendo feita em três Unidades Básicas de Saúde – Santa Tereza, Braz Cubas e Jardim Universo, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Oropó e também em trechos da avenida Saraiva e da rua Shiguetoshi Suzuki, na estação de trem, na Praça Francisco Urbano, na rua Dr. Deodato Wertheimer, rua Thuller, avenida Japão e em um mercado da região.

No Centro e Mogilar, o trabalho tem como foco as fachadas de hospitais particulares, estações de trem, avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, Catedral de Sant´Anna, Santa Casa de Misericórdia, prédio-sede da Prefeitura, Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, supermercados atacadistas e varejistas, sede da Secretaria de Saúde, Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, Pró-Hiper, Mercado do Produtor, Pró-Criança, avenida Francisco Rodrigues Filho e Praça Assumpção Ramirez Eroles.

No eixo Centro-Cezar de Souza, a esterilização acontece na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães (nos dois sentidos da via), no Largo do Socorro, na avenida João XXIII, no complexo de armazéns onde funciona o Polo Digital, nas Unidades Básicas de Saúde do Jardim das Bandeiras e Vila Suíssa, avenida Ricieri José Marcatto, no CDHU do Jardim Bela Vista e em um supermercado do distrito.

No Botujuru, os locais atendidos são a UBS do bairro e a avenida Felipe Sawaya, enquanto que no Rodeio e Jardim Maricá, a pulverização é focada na UPA e no centro comercial do bairro.

“É um importante reforço nesse trabalho, que é fundamental para o momento que estamos vivendo. Vamos atuar simultaneamente com as equipes que já vinham desde a semana passada e com essa nova equipe apoiada por caminhões. Assim teremos mais efetividade nessa tarefa, para prevenir a proliferação do vírus”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Meira.

A Secretaria de Serviços Urbanos segue com suas atividades de rotina, garantindo a manutenção e limpeza da cidade, mesmo durante a quarentena. (Lívia de Sá)