Trânsito na rua Major Arouche de Toledo terá alteração no dia 17 de outubro

Secretaria de Mobilidade Urbana

05 de outubro de 2017
Quarteirão da rua Major Arouche de Toledo entre as ruas Senador Dantas e José Bonifácio terá a mão de direção do trânsito de veículos invertida

A rua Major Arouche de Toledo terá alteração no sentido de circulação no trecho entre as ruas Senador Dantas e José Bonifácio, a partir do dia 17 de outubro. A mudança faz parte das intervenções promovidas pela Secretaria Municipal de Transportes para a melhoria da fluidez do trânsito e da mobilidade urbana na região central de Mogi das Cruzes.

Com a alteração, os motoristas que trafegam pela rua Senador Dantas ou que estão da região do largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira poderão acessar a rua José Bonifácio. Atualmente, estes condutores precisam utilizar a rua Doutor Correa.

“A alteração oferecerá mais uma opção para os motoristas que desejam chegar à região da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco e o distrito de Braz Cubas, diminuindo o número de veículos que hoje utilizam a rua Doutor Correa e o próprio trecho inicial da rua José Bonifácio”, explicou o secretário municipal de Transportes, Eduardo Rangel.

O secretário lembrou ainda que o atual sentido do quarteirão da rua Major Arouche de Toledo foi adotado em outubro de 2015, quando a região central passava pelas obras de construção do primeiro túnel do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biágio. Com isso, o fluxo de veículos pela rua José Bonifácio cresceu e a alteração apresentou-se como uma alternativa para os motoristas, que podiam utilizar o corredor formado pelas ruas Coronel Cardoso de Siqueira, Maestro Júlio Ernesto de Oliveira e Manoel Urbano para chegar às ruas Doutor Deodato Wertheimer e Braz Cubas.

“Com a normalização do trânsito pela rua Doutor Ricardo Vilela e pela avenida Governador Adhemar de Barros, o fluxo de veículos que utilizava exclusivamente a rua José Bonifácio teve uma divisão, melhorando as condições de circulação. Com isso, foi possível a adoção desta mudança na rua Major Arouche de Toledo”, explicou Rangel, lembrando que os técnicos do Departamento de Engenharia de Tráfego mantém o acompanhamento sobre as condições de trânsito de toda a região central de Mogi das Cruzes.

Melhorias

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem adotando uma série de medidas para melhoria do trânsito na região central e do transporte coletivo. Em abril, o Complexo Jornalista Tirreno Da San Biágio passou a receber 19 linhas municipais e intermunicipais, que utilizavam a passagem de nível da rua Doutor Deodato Wertheimer. Esta medida já representou um ganho de cerca de 10 minutos nas viagens em horário de pico.

Já no dia 29 de maio, a avenida Governador Adhemar de Barros foi liberada para a passagem de veículos entre as ruas Princesa Isabel de Bragança e Presidente Campos Salles. Na sequência, os ônibus de 10 linhas municipais que têm como destino o Terminal Central passaram a utilizar a avenida Governador Adhemar de Barros. A liberação da avenida Adhemar de Barros teve reflexos positivos em vias como as ruas Doutor Correa e José Bonifácio e a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco.

Outra medida adotada foi a retirada de vagas de estacionamento nas ruas Coronel Souza Franco, entre as ruas Padre João e Presidente Rodrigues Alves, e Capitão Manoel Caetano, entre as ruas Coronel Souza Franco e José Bonifácio, incluindo duas vagas existentes entre a Coronel Souza Franco e a rua Barão de Jaceguai. O objetivo é possibilitar mais fluidez ao trânsito.

Por fim, no dia 3 de julho, começaram a operar 13 novas vagas de estacionamento controlado na rua Braz Cubas, próximo à praça Oswaldo Cruz. (Luiz Maritan)