UBS Ponte Grande realiza atividade de saúde mental no Parque Centenário

Secretaria de Saúde

11 de junho de 2019
Grupo de pacientes da UBS Ponte Grande participaram de uma atividade diferenciada no Parque Centenário (foto: Divulgação/PMMC)

A Unidade Básica de Saúde da Ponte Grande promoveu uma ação de saúde mental no Parque Centenário. O evento reuniu vários grupos terapêuticos desenvolvidos na unidade com o objetivo de promover uma manhã de integração, convivência e socialização ampliada, ocupando um espaço disponível para a população, integrado com a natureza e auxiliando os usuários a criarem novas estratégias de promoção da saúde mental.

As psicólogas Marina Mancini e Joelma Alves, que atuam na Ponte Grande, coordenam as atividades de Saúde Mental com foco na promoção, prevenção e recuperação da saúde dos usuários, considerando o aspecto biopsicossocial do indivíduo. Durante a ação, elas ministraram uma atividade de integração e socialização para recordar e compartilhar pontos positivos da história de vida de cada paciente. Foi proposta, ainda, uma atividade de exploração sensorial e, ao final, uma roda de conversa e a partilha de um lanche comunitário, onde todos puderam expressar suas percepções sobre a experiência do encontro no Parque. “A ideia foi dar destaque ao que temos de bom e importante na vida, olhar menos para os problemas e falar do que é mais positivo”, explicou Marina.

Giovana Oshiro, de 34 anos, é merendeira e participa regularmente de atividades oferecidas pela unidade de saúde. “Eu participo do grupo há três meses e meio, agora compreendo melhor o que eu sinto, sei como me colocar na sociedade e consigo controlar a ansiedade e sensações que antes eu não conseguia controlar. Hoje me sinto muito melhor”, afirmou.

A psicóloga Joelma Alves incentiva a participação dos usuários nas práticas integrativas. As atividades oferecidas vão desde práticas corporais, como grupo de caminhada, grupo de automassagem chinesa, dançaterapia, oficina terapêutica, além de psicoterapia para adultos e adolescentes.

As atividades também se estendem ao grupo infantil de regulação emocional, treino em habilidades de vida para adolescentes, grupo de envelhecimento ativo (para pessoas acima de 55 anos), auriculoterapia e grupo de orientação de pais e responsáveis. Uma horta comunitária é mantida pelos integrantes do grupo e fazem parte das práticas integrativas realizadas pela equipe da Ponte Grande.