Upa do Oropó é a primeira do Brasil a receber certificação de qualidade “Acreditado Pleno”

12 de setembro de 2018

A UPA 24h Dra. Corasi Alves de Andrade, conhecida como UPA 24h Oropó, é a primeira Unidade de Pronto-Atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) do País a receber a certificação de “Acreditado Pleno” da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A unidade também é a única do Estado de São Paulo a receber a certificação. O evento de entrega do prêmio ONA-2 acontece nesta quinta-feira (13/09), às 9 horas, no Theatro Vasques.

Este é o segundo nível do selo de reconhecimento oferecido às unidades que comprovam a qualidade e a segurança dos serviços assistenciais prestados. Acreditado Pleno somente é concedida à unidade de saúde que atende aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas, o que inclui aspectos estruturais e assistenciais, além da utilização de processos integrados e plena comunicação entre as atividades.

Na UPA Oropó um dos diferenciais do atendimento é o Protocolo de Sepse, que padroniza o uso dos antibióticos utilizados pelo paciente. Em caso de transferência para outro equipamento de saúde da cidade, não há interrupção no tratamento iniciado na UPA. Outro diferencial é a adoção dos Protocolos de Segurança do Paciente, com utilização de pulseiras com identificação nominal. Dentro da UPA, todo paciente é tratado pelo nome completo, o que evita erros em procedimentos e medicamentos, principalmente em caso de homônimos.

“A certificação plena é resultado de um esforço mútuo. Foi um desafio e a acreditação só reflete o comprometimento e vontade que temos de trabalhar com segurança e qualidade em cada um dos processos que permeiam a nossa unidade de saúde”, ponderou a diretora administrativa da unidade, Adriana Guimarães.

De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) ou Ministério da Saúde, existem atualmente 560 UPAs em funcionamento no Brasil.

Segundo a Organização Nacional de Acreditação, das 9 Unidades de Pronto-Atendimento certificadas, quatro delas atendem exclusivamente pacientes da rede pública (UPAs). Apenas duas delas possuem selo ONA 2, sendo a UPA Oropó a primeira a receber a certificação neste nível de qualidade no Brasil e a única com selo de qualidade do Estado de São Paulo.

A UPA 24h Oropó é administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão com a Prefeitura via Secretaria Municipal de Saúde. A unidade atende, em média, 8 mil pacientes por mês.