Vacina contra a gripe se esgota no primeiro dia e nova remessa está sendo aguardada

23 de março de 2020
Saúde adota estratégia diferenciada com vacinação de idosos no Pró-Hiper diretamente no carro (foto: Ney Sarmento/PMMC)

As doses de vacina contra a gripe enviadas pelo Governo do Estado para Mogi das Cruzes praticamente se esgotaram nesta segunda-feira (23/03), primeiro dia da campanha, com uma ação especial realizada para idosos com mais de 75 anos no Pró-Hiper e a imunização promovida em todas as unidades da cidade. Restaram apenas as doses que já estavam reservadas para a vacinação dos idosos acamados ou que vivem em instituições permanentes, que será realizada de forma domiciliar pelas equipes do Programa Melhor em Casa.

Uma nova remessa de vacinas contra a gripe deve chegar ao município entre quinta (26) e sexta-feira (27/03), conforme informou o Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado. “A Prefeitura de Mogi das Cruzes utilizará todos os canais de comunicação para informar sobre a volta da vacinação tão logo seja possível”, informou o prefeito Marcus Melo, durante a live realizada no início da noite desta segunda-feira.

Embora a vacina contra a gripe que está sendo disponibilizada em todo o país não proteja contra o novo coronavírus, os idosos são prioridade porque são mais suscetíveis às doenças respiratórias e suas possíveis complicações. A vacinação também ajuda a diferenciar a gripe comum da Covid-19, ou seja, se a pessoa recebeu a dose de combate à gripe e, mesmo assim, apresentar sintomas como tosse e falta de ar, provavelmente não é o vírus influenza, o que pode ajudar o médico em sua conduta.

Coronavírus

Até às 18h30 desta segunda-feira (23/03), Mogi das Cruzes soma 105 casos suspeitos de coronavírus, dos quais 6 casos estão confirmados positivamente, 18 foram descartados, 52 aguardam resultados e 29 foram dispensados de coleta, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Entre os pacientes mogianos, há 23 pessoas internadas em enfermaria; nove em UTI de hospitais públicos e privados, na cidade e cidades vizinhas e até mesmo na Capital. Entre os casos suspeitos e internados está um bebê de três meses, em estado grave, mas para o qual ainda não resultado de exame laboratorial.

Quem tiver dúvidas gerais sobre o novo coronavírus ou sobre a vacinação contra a gripe pode entrar em contato pelo SIS 160. Já quem tem dúvidas médicas sobre a nova doença deve ligar para o 4798-5160. Essa é uma linha direta com médicos que atendem no Samu e é destinada exclusivamente para quem tem sintomas ou suspeita.