Vacinação contra a febre amarela acontece em 16 locais nesta sexta-feira (19/01)

18 de janeiro de 2018

Cerca de 3 mil pessoas foram vacinadas contra a febre amarela nesta quinta-feira (18/01) em dois pontos volantes montados estrategicamente no Mercado Municipal e no CIP Mogilar. Nesta sexta-feira (19/01), a imunização acontecerá em 16 unidades de saúde (Cocuera, Chácara Guanabara, Taboão, Biritiba Ussú, Braz Cubas, Quatinga, Sabaúna, Taiaçupeba, Vila Moraes, Jardim Camila, Jardim Universo, Jundiapeba, Santa Tereza e Vila Suíssa), e também no CIP do Mogilar e na Feira Noturna.

A nova estratégia foi necessária em função do número reduzido de doses enviadas pelo Governo do Estado. Nesta semana, Mogi das Cruzes cumpriu sua meta de vacinação contra a febre amarela, com 220 mil pessoas imunizadas, e com isso as doses se esgotaram. A Secretaria Municipal de Saúde solicitou reforço no abastecimento e recebeu 12 mil doses do Governo do Estado. Um novo pedido para o envio de mais 187 mil doses já foi oficializado e aguarda retorno.

“Mogi das Cruzes vinha sofrendo com a invasão de outros municípios e, por este motivo, passamos a exigir a apresentação do Cartão SIS ou comprovante de endereço para garantir atendimento aos nossos munícipes. O que estamos pleiteando junto ao Governo do Estado é o envio de doses em quantidade suficiente para que possamos atender a nossa população”, explicou o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

A vacina contra a febre amarela aplicada em Mogi das Cruzes é integral e garante proteção por toda a vida, mas não podem tomá-la crianças menores de 9 meses, gestantes, mulheres que amamentam bebês de até 6 meses de vida, pacientes com imunodepressão de qualquer natureza, pacientes com câncer, pacientes infectados pelo HIV, pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores) e pacientes submetidos a transplantes de órgãos.

Se você ainda não se vacinou, veja onde receber a dose:

SEXTA-FEIRA (19 de janeiro)

• CIP do Mogilar, das 10 às 16h30
  • PSF Cocuera, das 8 às 16h30