Vice-prefeito recebe representantes de estatal chinesa da construção civil

20 de janeiro de 2020

Como parte dos esforços da Prefeitura de Mogi das Cruzes para atrair investimentos internacionais para a cidade, o vice-prefeito Juliano Abe e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Clodoaldo de Moraes, receberam, na tarde de sexta-feira (17/01), representantes da Top International Engineering Corporation (Tiec), estatal chinesa do setor de construção civil, que tem interesse em atuar no Brasil. Os executivos estiveram na cidade para conhecer os grandes projetos que proporcionarão mais desenvolvimento, com destaque para o Programa + Mogi Ecotietê, um conjunto de ações e investimentos para estimular o desenvolvimento e o crescimento planejado da região leste do município – no caso, o distrito de Cezar de Souza.

O programa foi desenvolvido pensando no futuro da cidade e no crescimento organizado daquela área. A ação está dividida em três eixos: socioambiental, saneamento básico e mobilidade e desenvolvimento urbano. O investimento total será de R$ 365,3 milhões. Os recursos são pleiteados junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

“Com as relações que estabelecemos com a China, estamos no radar de grandes empresas daquele país, o que mostra que o trabalho de diplomacia e comunicação para desenvolvimento da cidade está dando frutos”, afirma Abe.

Em junho do ano passado, o vice-prefeito e o secretário de Desenvolvimento fizeram parte de uma comitiva formada por representantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), da diretoria regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e de empresários convidados da Câmara Geral de Empresários Chineses no Brasil, que estiveram na China para ampliação do intercâmbio cultural e econômico com o país asiático.

A iniciativa faz parte do intercâmbio e aproximação que a Prefeitura vem promovendo com outros países, em especial com a China, visando o desenvolvimento econômico e social por meio de parcerias e investimentos estrangeiros na cidade.

Entre os resultados já obtidos, está a utilização de câmeras de reconhecimento facial na Festa do Divino 2019. Os equipamentos foram instalados por meio de parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a empresa chinesa Dahua Technology, sem custos para a administração municipal.

Em março do ano passado, a Dahua Technology já havia doado dois conjuntos de monitoramento para viaturas da Guarda Municipal, que incluem câmeras instaladas nos veículos, gravador, HD, microfone e tela touch. (Julio Nogueira)