Vila Dignidade e Centro Dia do Idoso recebem visita de comitiva escocesa

Secretaria de Assistência Social

03 de novembro de 2016

Um grupo de pesquisadores e profissionais da University of The West Scotland e da Gesaworld do Brasil, liderados pela professora e geriatra Anne Hendry, esteve em Mogi das Cruzes nesta manhã de quinta-feira (03/11) para conhecer dois importantes equipamentos de atendimentos aos idosos: o Centro Dia do Idoso, localizado no bairro do Rodeio, e a Vila Dignidade, na Vila Cecília. O objetivo foi avaliar as ações realizadas na cidade visando novas propostas de trabalho integrado entre as mais diversas áreas. A secretária municipal de Assistência Social, Eliana Mangini, acompanhou a comitiva e destacou a importância da troca de experiências. "Eles estão trazendo experiências da Europa, que tem avanços nestas políticas públicas para o idoso, e conhecendo modelos existentes no Brasil, em diversas áreas. Em Mogi das Cruzes, o grupo veio conhecer o Centro Dia do Idoso e a Vila Dignidade e, a partir disso, eles devem formatar alguns projetos para serem inseridos no Brasil por meio do Banco Interamericano", explicou. Os dois equipamentos mogianos foram indicados pelo Governo do Estado, parceiro do município nestas iniciativas de atenção aos idosos, que acompanhou a delegação com representantes das Secretarias Estaduais de Saúde e Desenvolvimento Social. A visita começou pelo Centro Dia do Idoso, inaugurado no último mês de abril, que atende atualmente 30 homens e mulheres semidependentes com mais de 60 anos. Eles passam o dia na unidade, recebendo todos os cuidados necessários e ainda a oportunidade de integração e convivência social. "Eu adoro esse lugar. Sou a primeira a chegar, às 7h20, e participo de tudo o que é possível: desenho, jogos, bate-papo. Foi a melhor coisa que poderia me acontecer", afirma Helena Pescuma Gallicho, de 96 anos. É o que pensa também dona Bibiana Franchi, de 92 anos. "Eu bordo e costuro, então agora posso ensinar tudo isso para outras pessoas", comemora. O Centro Dia do Idoso é destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência para idosos que, sozinhos, podem não obter esses cuidados durante o dia, enquanto suas famílias trabalham. Ao final da tarde, o idoso volta para casa, mantendo assim os vínculos familiares. A unidade oferece também alimentação, atividades de lazer e cultura em um espaço com banheiros adaptados, área de descanso, sala de convivência e enfermaria. Na sequência, o grupo visitou a Vila Dignidade, um condomínio especialmente criado para atender idosos independentes, mas sem vínculos familiares. Todas as casas possuem recursos de acessibilidade e banheiro adaptado, além de uma campainha especial que pode ser acionada do banheiro ou do quarto em casos de emergência, recurso elogiado pela comitiva escocesa, já que remete ao senso de coletividade adotado na Europa. A Vila Dignidade conta com apoio de uma assistente social que atende exclusivamente aos idosos do local.