Visita ao Semae e evento no Parque Municipal celebram o Dia Mundial da Água em Mogi

Gabinete

21 de março de 2017

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira, 22 de março, o prefeito Marcus Melo visitará, às 11h30, a Estação de Tratamento de Água do Semae, na rua Otto Unger. A unidade passa por modernização e ampliação, com investimento de R$ 12,1 milhões na primeira etapa das obras. Já a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente promoverá um passeio com idosos ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo, para que eles conheçam a importância da floresta no processo de produção da água.

“É uma data muito importante e, aqui em Mogi das Cruzes, temos uma autarquia que é responsável pelo abastecimento de água da cidade. O Semae vem realizando atualmente o maior investimento próprio dos seus 50 anos de história, modernizando a ETA Centro. Isso trará uma melhora significativa no abastecimento para os mogianos”, diz o prefeito, destacando também a ação da Secretaria do Verde: “Será uma iniciativa nova e importante, pois mostrará a necessidade de preservação ambiental para o ciclo da água”.

A fase inicial das obras do Semae consiste na construção de seis filtros e reforma dos outros seis que já são utilizados, melhorando a qualidade da água distribuída à população. Com a modernização, a estação também ficará pronta para uma futura ampliação da capacidade de tratamento (dos atuais 950 litros por segundo para 1.200 litros por segundo). A previsão é de que as obras, que começaram em dezembro de 2016, sejam concluídas em 20 meses.

Posteriormente, a modernização terá outras duas etapas. A segunda será a construção de uma unidade de tratamento de resíduos e a terceira, um novo conjunto de floculadores, que são equipamentos que agitam a água e onde (com a adição de produtos químicos) se formam flóculos que carregam a sujeira para ser separada. O investimento total previsto é de R$ 30 milhões.

O projeto de modernização foi desenvolvido pelo engenheiro civil Luiz Di Bernardo, mestre e doutor em hidráulica e saneamento e considerado uma das principais referências do assunto no País, com pós-doutorado pela Iowa State University, nos Estados Unidos.

A Estação de Tratamento de Água Centro foi inaugurada em maio de 1957, quando o serviço ainda era prestado pela Divisão de Água e Esgotos, órgão que antecedeu ao Semae e que era subordinado ao Departamento de Viação, Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura. Esta será a terceira reforma e ampliação da ETA. A primeira foi em 1970 e a segunda, em 1992.

Das 14h às 16h, o Semae, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, fará um evento comemorativo ao Dia da Água com alunos do 1º ao 5º ano de escolas municipais. A atividade será no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe). As crianças assistirão a vídeos, palestras e participarão de dinâmicas sobre a importância da água.

Visita ao Parque Municipal

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente promoverá neste quarta-feira, dia 22, em comemoração ao Dia Mundial da Água, uma visita de idosos da cidade ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo. O objetivo é mostrar aos mogianos da terceira idade a riqueza da Serra do Itapeti, que tem um papel fundamental no processo de produção da água.

O secretário Daniel Lima explica que o parque receberá 40 idosos do Centro Dia do Idoso e 16 da Vila Dignidade: “As crianças sempre são contempladas como ações desse tipo na área de educação ambiental e, desta vez, vamos mostrar também aos idosos a importância da natureza no sistema de abastecimento da cidade”, comenta.

Na visita desta quarta-feira, os idosos assistirão a uma palestra dada por técnicos da Secretaria do Verde sobre o Parque Natural Municipal. Eles demonstrarão a importância da Mata Atlântica e das florestas para o abastecimento de água no município. Depois da palestra, os idosos sairão em caminhada por uma trilha no interior do Parque, onde conhecerão espécies nativas e áreas onde nascem córregos de Mogi.

O diretor da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), André Miragaia, lembra que, considerando a grave crise hídrica que o Brasil atravessou há dois anos, em especial no estado de São Paulo, é fundamental mobilizar a sociedade e fazer com que mais pessoas vejam que é necessário "conhecer para preservar".

História

O Dia Mundial da Água foi criado em 22 de março 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ampliar a discussão sobre o tema, considerado de extrema importância. Na mesma data, a ONU também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que define o recurso natural como um bem do planeta e condena o desperdício e a poluição. (Julio Nogueira e Marco Aurélio Sobreiro)