Dia do Exército

Home > Outros Órgãos > Tiro de Guerra > Dia do Exército

Meados do século XVII, nordeste brasileiro, brancos de diversas origens, negros trazidos da África, índios e mestiços enfrentaram juntos os sacrifícios e os desafios da época sob dominação holandesa. Aliaram-se em sua angústias e na disposição para reagir e defender, mais que seus próprios desejos, aquele chão que já proclamavam como seu.

Lutaram, ombro-a-ombro, pela libertação da terra pela primeira vez identificada como Pátria. Não se apequenaram na porfia contra um exército organizado e superior.

Inovando em combate, praticando verdadeira guerra brasílica em memorável campanha, derrotaram um inimigo experiente e respeitado. 19 de Abril de 1648. A épica vitória em Guararapes assinala o berço de nossa Força Terrestre e da Nação Brasileira.

Foram escritas páginas memoráveis de coragem, de bravura e de competência pelo Exército que ali surgiu, presença constante e necessária na formação histórica do País. Foi às Guerras do Prata e lutou pela Independência. Uniu e pacificou com Caxias. Garantiu o Império e o êxito da Tríplice Aliança.

Fez a República e lhe deu sustentação. Lutou e derrotou ideologias extremadas na Europa e em nossos próprios limites. Sempre vitorioso, continuou fiel representante da sociedade que livre escolhera o caminho democrático. Em cada momento de tensão, conquistou e garantiu a paz. Sinônimo de incorruptível amor ao Brasil, não faz concessões ou qualquer vinculação política.

Devotado ao estrito cumprimento de sua destinação constitucional, é pacificador por vocacionada tradição. Combate sem ódio. Anistia e perdoa. Disciplinado, zela pelo profissional valor de seus quadros. Sobrepõe, em qualquer época, os interesses do Brasil às ambições pessoais e aos desejos menores.

Esse é o Exército de ontem e de hoje, atento à necessidade do trabalho sinérgico e à responsabilidade de todos na transformação de nossas potenciais riquezas em poder. Um Exército que prioriza o capital humano, que cultiva e ama as tradições castrenses, que respeita a ética, pratica as virtudes militares, observa os preceitos morais e vence preconceitos estereotipados.

Uma Instituição Nacional disposta a vencer barreiras e fazer-se atual e moderna. Esse é o Exército que, diante das conjunturas nacional, continental e mundial, está atento ao jogo de poder e aos conflitos de diferentes níveis. Pleno de entusiasmo e otimismo, pronto a superar dificuldades e transpor desafios.

Emerso de uma liderança que soube, desde Guararapes, mobilizar, conduzir e proteger, ao longo de todo o percurso histórico, a gente brasileira, que o respeita e admira. Esse é o Exército Brasileiro, consciente de nossas realidades e possibilidades, comprometido com a construção de uma Força que corresponda à estatura e à grandeza geoestratégica do Brasil.

Um "passado de luz e de glória" começou em Guararapes! Parabéns Exercito Brasileiro, certeza de paz no presente onde se fazem reais as promessas de futuro!

Fonte: Revista Verde Oliva (Centro de Comunicação Social do Exército)



CULTURA
Festival de Verão 2017 - De 19 a 29 de janeiro
PREFEITURA