Jogos Escolares da Sustentabilidade estão com inscrições abertas até dia 27

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

18 de maio de 2022

As inscrições para os Jogos Escolares da Sustentabilidade estão abertas e podem ser feitas até o dia 27 de maio. O evento é uma realização da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e será a programação do Junho Ambiental em 2022. Os jogos incluirão atividades semanais colaborativas realizadas pelas escolas inscritas com o objetivo de difundir a cultura de sustentabilidade entre os estudantes em todo o município. Qualquer escola do Ensino Infantil, Fundamental e Médio poderá participar. Basta preencher o formulário de inscrição (clique aqui) e aguardar a confirmação.

O objetivo da Secretaria Municipal do Verde é criar uma ferramenta de multiplicação de valores como a preservação ambiental e o respeito à natureza. Os jogos pretendem trazer como resultados escolas com mais árvores, bairros com resíduos sólidos despejados em local correto e estudantes envolvidos em ações de conservação da natureza. Nesta semana, as Secretarias do Verde e de Educação elaboraram um Guia de Orientação do evento (veja o arquivo em PDF no final da página).

A divulgação das escolas participantes ocorrerá no dia 1º de junho, com o lançamento oficial dos Jogos Escolares da Sustentabilidade marcado para o dia 3. Também no dia 3 haverá a divulgação das ações a serem desenvolvidas pelos inscritos. As atividades deverão ser cumpridas pelas escolas entre os dias 6 e 30 de junho e a premiação dos vencedores acontecerá um mês depois, no dia 30 de julho.

Cada etapa de atividades será realizada durante uma semana do mês de junho (Etapa 1 - 6 a 10/6; Etapa 2 - 13 a 20/6; Etapa 3 - 20 a 24/6 e Etapa 4 - 27 a 30/6). As atividades serão realizadas a partir de quatro Objetivos de Sustentabilidade (ODSs): água potável e saneamento; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima e vida terrestre.

Os alunos só conhecerão as ações que deverão ser desenvolvidas no dia do início de cada atividade. As escolas que completarem as tarefas e receberem a validação da Secretaria do Verde e Meio Ambiente ganharão selo do Objetivo de Sustentabilidade (ODS) correspondente.

As escolas que executarem as ações e conquistarem selos dos quatro Objetivos de Sustentabilidade ganharão uma visita guiada ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Melo e participarão ainda do sorteio de uma horta. A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente dará como prêmio um Projeto de Sustentabilidade para a escola, que poderá ser uma horta ou uma ação de arborização, por exemplo.

Mais informações sobre os Jogos Escolares da Sustentabilidade podem ser obtidas pelo telefone 4798-5962 ou pelo e-mail jes.svma@mogidascruzes.sp.gov.br.