Mogi das Cruzes participa de encontro nacional da Rede Urban 95 em Boa Vista

Secretaria de Urbanismo

18 de maio de 2022

A Prefeitura de Mogi das Cruzes participa, durante esta semana, do 1º Encontro da Rede Urban95, que vem sendo realizado em Boa Vista (RR) e reúne representantes das 24 cidades que integram o grupo. Durante dois dias, eles vão trocar experiências e conhecer programas e serviços que deram a Boa Vista o título de Capital da Primeira Infância no Brasil. O evento é realizado pela Fundação Bernard van Leer, com o apoio da Prefeitura de Boa Vista e do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS).

A secretária municipal de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos, e o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, estão na capital de Roraima representando Mogi das Cruzes e participando dos debates. “É um ambiente muito rico, com a presença de técnicos comprometidos com os ideais da Rede Urban95. Estamos conhecendo iniciativas pioneiras e, ao mesmo tempo, falando sobre nossas ações em Mogi das Cruzes”, afirma Claudio.

A secretária Patrícia Helen também destacou a importância do encontro: "Esta visita tem sido um momento de muita aprendizagem. Estamos conhecendo o que foi feito em Boa Vista e trocando experiências com as outras cidades que fazem parte do programa. A rede municipal tem um trabalho consolidado para a primeira infância, que só tem a ganhar com as ações da Urban95", frisou.

A programação prevê espaços de troca de experiências e lições aprendidas no processo de priorização das crianças no planejamento urbano que vem ocorrendo nas 24 cidades. Boa Vista é considerada referência na descentralização de seus serviços para as primeiras etapas da jornada da infância, com serviços distribuídos por diversos pontos da cidade. Os principais eixos debatidos durante o encontro são “Espaços Públicos e Natureza”, “Utilização de Serviços”, “Tomada de Decisões com Base em Dados” e “Mobilidade para Famílias”.

Um dos projetos desenvolvidos em Boa Vista é a Selvinha Amazônica, criada com o conceito de ensinar brincando, proporcionando interatividade, acessibilidade e transformação urbana. Elas estão localizadas em 14 pontos da capital de Roraima, geralmente pontos turísticos. Os espaços têm o objetivo de atrair, incluir e ensinar as crianças de forma lúdica sobre a fauna da região Amazônica, além, é claro, de diverti-las. A criatividade e a coordenação motora também são estimuladas com os brinquedos, que possibilitam aos pequenos o uso da imaginação para a execução das brincadeiras.

“Conhecemos e gostamos muito da Selvinha Amazônica, um projeto que une os conceitos da Urban95 à realidade de Boa Vista. Estamos trabalhando exatamente dessa forma em Mogi das Cruzes, com o objetivo de proporcionar às crianças daqui espaços públicos acolhedores, inovadores, inspiradores e seguros, capazes de influenciar positivamente na sua formação e sempre com uma ligação direta com a realidade do município onde vivem”, observa Claudio Rodrigues.

A instituição holandesa Fundação Bernard Van Leer é responsável pela Rede Urban95, da qual Mogi faz parte desde julho do ano passado. A iniciativa apoia cidades ao redor do mundo com foco na primeira infância. No Brasil, são 24 cidades. O objetivo é de que o município seja protagonista e referência no desenvolvimento integral das crianças por meio do planejamento urbano, das estratégias de mobilidade e, sobretudo, na construção de uma agenda do Plano Municipal da Primeira Infância.