Relação de projetos finalistas do programa Prefeito Jovem é divulgada

Secretaria de Cultura

23 de agosto de 2019

Acaba de ser divulgada no site da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo a relação dos 15 projetos aprovados para a final do programa Prefeito Jovem Mogi das Cruzes 2019, que será realizada na próxima terça-feira (27/08), das 8h às 11h, no Theatro Vasques. No dia, todos os finalistas se apresentarão e o júri selecionará os vencedores.

Veja os projetos aprovados

Estão na final os grêmios das escolas estaduais Adelaide Maria de Barros, Cláudio Abrahão, Koheji Adashi, Dagoberto José Machado, Heráclides Batalha de Camargo, Euryclides de Jesus Zerbini, Firmino Ladeira, Ilson Gomes, Isaac Grinberg, Josephina Najar Hernandez, Laurinda Cardoso Mello Freire, Lucinda Bastos, Maria Rodrigues Gonçalves, Paulo Tapajós e Sylvia Mafra Machado.

Pelas regras do programa, todos tiveram de desenvolver uma ação solidária, em benefício de uma entidade do bairro onde a escola está inserida ou da cidade como um todo, gravar a ação em vídeo e publicá-lo no Youtube. Antes disso, os grêmios participantes fizeram uma pesquisa de hábitos culturais, por meio da qual entrevistaram 50 pessoas cada, sendo 20 alunos da escola, dez profissionais da unidade de ensino e 20 moradores do entorno.

Os projetos classificados partiram de iniciativas como participação na Campanha do Agasalho, limpeza e manutenção de espaços públicos, coleta de lixo, atendimento a idosos e moradores de rua, incentivo à leitura, reforço nos estudos, recreação para crianças, adoção e alimentação de animais, arrecadação e doação de cobertores, roupas e alimentos.

Sairão dos grêmios que tiverem os projetos mais bem avaliados o(a) Prefeito(a) e Vice-prefeito(a) Jovem Mogi das Cruzes 2019. O anúncio dos vencedores e a cerimônia de posse acontecerão no dia da final.

O programa Prefeito Jovem é uma parceria da Prefeitura com a Diretoria Regional de Ensino, que tem como objetivo criar e fortalecer o diálogo entre a juventude e o poder público municipal, em prol de políticas públicas que atendam aos anseios dos jovens. O programa também oferece aos estudantes do ensino médio e membros de grêmios experiência nos espaços de gestão pública, ao mesmo tempo em que estimula o espírito de cidadania e os conceitos de coletivismo e participação.

A participação no programa por parte dos grêmios estudantis se deu a partir de inscrições, que foram abertas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em junho deste ano.

Mais informações sobre o programa Prefeito Jovem podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900. (Lívia de Sá)