Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes recebe certificação de qualidade pelo segundo ano

Secretaria de Saúde

20 de março de 2018
Equipe do Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes exibe certificados conquistados em 2016 e 2017 pela qualidade dos serviços (foto: Rebeca Barufi/PMMC)

Pelo segundo ano consecutivo, o Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes recebeu certificado de excelência “Padrão A – Categoria Ouro” pelo desempenho alcançado. O novo reconhecimento é referente ao ano de 2017 e foi feito pela Rede Global de Bancos de Leite Humano, com patrocínio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS) e coordenação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A certificação levou em consideração diversos aspectos do atendimento prestado às mães e bebês da cidade, como produção, equipe técnica, equipamentos disponíveis, espaço físico e assiduidade na inserção dos dados no sistema de monitoramento. O trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite faz parte de mais uma das ações que contribuíram para a redução da Mortalidade Infantil em Mogi das Cruzes. No ano passado, o município registrou 9,48 óbitos por mil nascidos vivos, menor registro desde o ano 2000.

Para o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, a certificação confirma a qualidade dos serviços prestados à população mogiana e reafirma a importância do equipamento, implantado em 2013 por meio de uma parceria com o Rotary Clube. “Essa nova certificação é resultado do trabalho de uma equipe altamente comprometida e empenhada no incentivo das mães ao aleitamento materno e no cuidado com a alimentação dos recém-nascidos internados na Santa Casa de Misericórdia”, avalia.

Em 2017, o Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes prestou mais de 2 mil atendimentos diversos. Foram 1.067 blitz da amamentação; 345 atendimentos em grupo; 163 atendimentos individuais; e 489 coletas externas de leite materno. A unidade contou com 155 doadoras que, juntas, contribuíram para a coleta de 220 litros de leite no ano passado. No total, foram atendidos 277 bebês.

O Banco de Leite Humano oferece suporte para gestantes e puérperas por meio de um trabalho que visa incentivar a amamentação, ensinar a amamentação correta, esclarecer dúvidas e ressaltar os benefícios do aleitamento materno.

O trabalho também inclui a captação de doadoras de leite materno, ou seja, mães que produzem leite acima do consumo de seu bebê. Este leite é retirado na casa da doadora, seguindo cuidados e orientações da equipe do Banco de Leite, e utilizado para alimentar bebês prematuros internados na UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes.

Para manter os resultados e, principalmente, o atendimento aos prematuros, o Banco de Leite precisa de doação. A unidade funciona no Pró-Mulher (Rua Manuel de OIiveira, 30, Mogilar) e o telefone para informações é 4798-7343 4798-7344.