CEU das Artes completa 4 anos e ganha revitalização da área de convivência e uma ATI

Secretaria de Cultura

19 de julho de 2019

Neste sábado (20/07), O Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU das Artes), da Vila Nova União, completa quatro anos de atividades. Em comemoração à data, a unidade terá uma extensa programação, composta por inaugurações, revitalizações e também atrações culturais, esportivas, de recreação e lazer para toda a família mogiana. O evento terá início às 8h e se estenderá até as 20h.

Uma das ações do dia será a revitalização da área externa, que serve como espaço de convivência do CEU das Artes. Os trabalhos foram possibilitados pelos recursos arrecadados com o Almoço Família Solidária, promovido no dia 24 de março deste ano, pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes.

A equipe do Fundo Social e voluntários trabalharão em esquema de mutirão, para fazer a recuperação do playground e pista de skate do local. Os brinquedos em madeira já existentes no local receberão nova pintura e dois novos brinquedos, sendo uma gangorra e um gira-gira, serão instalados. A pista de skate também ganhará cara nova, com as cores e formas do artista Bozer, que fará um grafite especialmente para a estrutura.

A ação será muito parecida com o que foi feito, no ano passado, na Lar Batista de Crianças, que teve seu espaço de convivência totalmente revitalizado, também por iniciativa do Fundo Social, com auxílio dos voluntários do programa Família Solidária.

Outra novidade para a área externa no CEU das Artes, que servirá como um presente de aniversário, será a inauguração de uma Academia da Terceira Idade (ATI). Esta será a 83% ATI do município, porém amanhã mesmo já será entregue a 84ª, no Complexo Esportivo do Jardim Camila.

A programação festiva vai contar com a participação de mais de 80 artistas grafitando os muros internos do equipamento e também do CRAS Vila Nova União, pelo evento CEU em Cores, que é voltado à cultura hip hop. Também serão realizadas atividades paralelas, como workshops, exibição de artes marciais, campeonato de skate, palhaços e oficina de mecânica.

Além dessas novidades, o O CEU das Artes foi contemplado recentemente com uma reforma custeada pela Prefeitura, que incluiu serviços de melhorias na biblioteca do espaço, com adequação dos pisos, reparos em trincas e rachaduras na parede e pintura interna e externa do local. Também foi feita adequação dos pisos das rampas de acesso e melhorias no muro do equipamento. Os serviços estão concluídos. Agora a biblioteca está passando por trabalhos de catalogação dos títulos e a previsão é que ela seja inaugurada em agosto, juntamente a um telecentro, que será outra novidade no equipamento.

O CEU das Artes foi construído com o objetivo de integrar em um mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social. O espaço é administrado pelo Instituto Sementinha, uma organização conveniada à Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes e possui um Conselho Gestor, formado por representantes da sociedade civil, do poder público e da comunidade.

No espaço, o Instituto Sementinha desenvolve um projeto social que atende 120 crianças e adolescentes de seis a 17 anos, de terça a sexta-feira, no contraturno escolar. Essas crianças têm a oportunidade de ampliar seu repertório de conhecimento cultural e desenvolver suas habilidades e competências, usufruindo do espaço a das modalidades oferecidas.

Além do projeto, o espaço oferece atividades diversificadas para todas as idades, como artesanato, teatro, dança, violão, contação de história, zumba e circo. Entre as modalidades esportivas, são oferecidas aulas de futsal, rugby, vôlei, skate, handebol, ginástica funcional, vôlei adaptado e jogos cooperativos.

As oficinas são administradas por profissionais habilitados para cada modalidade.O horário de funcionamento do CEU das Artes é de terça-feira a sábado, das 8h às 21h e aos domingos, das 9h às 18h. (Lívia de Sá)