Saúde promove ação de combate ao Aedes aegypti em Sabaúna neste sábado

Secretaria de Saúde

18 de abril de 2019
Agentes de controle de vetores realizam vistorias dentro das ações de rotina (foto: Guilherme Berti/PMMC)

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, promove neste sábado (20/04), das 9 às 16 horas, uma ação especial de combate ao mosquito Aedes aegypti em Sabaúna, onde tradicionalmente ocorre a "Malhação de Judas" no Sábado de Aleluia.

Os técnicos percorrerão o distrito realizando visitas, vistorias e orientações à comunidade, aproveitando a grande movimentação do evento para difundir a importância da prevenção ao Aedes aegypti.

O objetivo da ação é prevenir a proliferação do mosquito em Sabaúna, reforçando as medidas e cuidados que precisam ser adotados na rotina de todos os moradores.

Neste ano, entre 1º de janeiro e 18 de abril, Mogi das Cruzes registrou 81 casos suspeitos de dengue em pacientes mogianos, dos quais 17 foram confirmados positivamente, 47 foram descartados e 17 aguardam resultados de análises laboratoriais. Durante todo o ano passado foram registrados seis casos positivos.

Além do aumento no número de casos, os estudos indicam que o Aedes aegypti está presente em todo o território. Os 17 casos já confirmados neste ano, por exemplo, foram registrados em 12 bairros distintos.

“Durante a semana, dentro das ações de rotina, daremos continuidade aos bloqueios indicados para locais com casos autóctones e também para os levantamentos da Análise de Densidade Larvária, que precisa ser realizada obrigatoriamente no mês de abril”, explica a veterinária e coordenadora do Núcleo, Débora Murakami.

Os bloqueios de criadouros do Aedes aegypti já foram realizados no Parque Santana, Jardim Camila, Caputera e Jundiapeba e, atualmente, está em andamento no Real Park. O próximo bairro dentro da programação será a Vila Suíssa.