Patrulha Maria da Penha prende homem acusado de ameaçar ex-mulher

Secretaria de Segurança

18 de novembro de 2019

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes deteve, na tarde deste sábado (16/11), mais um homem acusado de desrespeitar medida protetiva de violência doméstica. O caso aconteceu no distrito de Biritiba Ussú e foi registrado na Central de Flagrantes do 1º Distrito Policial. Foi a segunda prisão do tipo feita pela Patrulha Maria da Penha em menos de uma semana.

A equipe da Guarda Municipal fazia o patrulhamento nas proximidades da casa da vítima, quando foi informada por ela que o ex-marido vinha descumprindo a medida protetiva e a ameaçando de morte. No período da tarde, os guardas flagraram novo descumprimento e deram voz de prisão ao homem, que, após o registro da ocorrência, permaneceu à disposição da Justiça.

De acordo com as informações disponíveis, a vítima já teve, anteriormente, parte do corpo queimado pelo agressor, que também teria, segundo a vítima, armas de fogo.

“A violência contra a mulher é um problema grave e que precisa ser combatido. A Prefeitura criou a Patrulha Maria da Penha para aumentar a sensação de segurança e garantir a proteção às vítimas”, explicou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

Na última quarta-feira (13/11), um homem foi preso por desrespeito à medida protetiva contra a ex-companheira no Jardim Camila. Ele também era procurado pela Justiça.

Criada em abril do ano passado, a Patrulha Maria da Penha  acompanha atualmente 395 medidas protetivas encaminhadas pela Justiça e, com o caso desta quarta-feira, já realizou a detenção de 41 pessoas em flagrante.

A patrulha oferece acompanhamento preventivo e periódico, para garantir proteção às mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça, com base na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Os juízes do Fórum de Mogi das Cruzes informam os casos que precisam de apoio da Guarda Municipal, que cumpre os deveres da Patrulha Maria da Penha.