Prefeito e superintendente do Sebrae discutem ações para incentivar empreendedorismo

Gabinete

18 de novembro de 2019

O prefeito Marcus Melo se reuniu, na tarde desta segunda-feira (18/11), com o diretor superintendente do Sebrae, Wilson Poit, na sede da entidade, em São Paulo. Durante o encontro, Poit e sua equipe falaram sobre os novos projetos do Sebrae em benefício dos empreendedores e o prefeito destacou a Semana do Empreendedorismo, que será realizada na próxima semana na cidade, bem como necessidades locais, como cursos de capacitação, que poderiam vir a ser atendidas em parceria com o Sebrae.

Poit iniciou a reunião falando sobre o projeto Empreenda Rápido, que o Sebrae pretende levar para Mogi das Cruzes, por meio do escritório regional do Sebrae do Alto Tietê. A ação oferece capacitação, microcrédito e monitoria para pequenos empresários, com aporte do próprio Sebrae e do Banco do Povo. O objetivo é auxiliar os empreendedores com as orientações técnicas necessárias, os recursos e também a monitoria, que pode se estender por dois anos, com visitas semanais.

“Tem muitas pessoas que não conhecem os serviços do Sebrae ou não sabem que eles são gratuitos. Contamos com o apoio da Prefeitura para nos ajudar com essa projeção”, pontuou Poit, ao lembrar que na semana que vem, juntamente à Semana do Empreendedorismo de Mogi, haverá o mutirão do Sebrae, com todos os técnicos do Sebrae nas ruas, oferecendo orientação, formalização e apoio aos micro e pequenos empreendedores.

O prefeito destacou que seria interessante trazer a questão do empreendedorismo para dentro da administração pública, com a potencial capacitação do gestor público. Lembrou também da importância de incutir o conceito do empreendedorismo na mente dos jovens dentro das escolas. Sugeriu ainda que o Sebrae fortaleça os laços com os profissionais da área do comércio.
Os representantes do Sebrae garantiram que já há propostas em fase de elaboração ou até mesmo já em execução que atendem a esses propósitos e adiantaram ainda que pretendem desenvolver um trabalho que visa preparar os municípios para captarem recursos junto aos mais diversos fundos existentes.

A reunião também contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento, Clodoaldo de Moraes e do presidente da Câmara Municipal, Sadao Sakai. (Lívia de Sá)