1º Encontro de RPG de Mogi das Cruzes será realizado nesta quarta-feira no Centro Cultural

Coordenadoria de Turismo

14 de novembro de 2017

A Coordenadoria de Turismo e a Secretaria Municipal de Cultura promovem nesta quarta-feira (15/11)  o 1º Encontro de RPG de Mogi das Cruzes, no Centro Cultural. O evento vai se estender das 10h às 19h e contará com diversos jogos.

O evento vai abranger vários tipos de campanha, narrativas e sistema, com mais de 80 jogos de tabuleiro, Card Game de Pokémon, oficinas, desafio, troca de cards e jogos monitorados. Ao longo do dia, serão sorteados desde kits de dados e jogos de tabuleiro até pelúcias e decks (baralhos) de pokémon.

RPG é a sigla de Role Play Game ou Jogo de Interpretação de Personagens numa tradução livre. Também conhecido como RPG de Mesa, é um jogo em que o jogador assume o papel de um personagem e toma as decisões de que ações irá tomar, ações essas que causam impacto no cenário do jogo, que pode ser situado em qualquer tipo de ambientação fictícia.

Como todo jogo, o objetivo principal é a diversão dos participantes e por se tratar de um jogo colaborativo, em que não há o conceito de perdedores, todos constroem uma história em conjunto. De uma forma simples, os jogadores dizem as ações de seus personagens ao Mestre do Jogo (também conhecido como Narrador) e este, por sua vez, atua como árbitro para decidir se o personagem é capaz de ter êxito em sua ação ou se há necessidade de testar alguma habilidade do personagem, solicitando ao jogador que role dados (de acordo com o sistema utilizado) para verificar o sucesso ou falha.

O Mestre também é responsável por descrever o cenário que os personagens estão vendo e interagindo, de determinar o resultado (a reação) de suas ações, assim como interpretar todos os personagens que não são controlados pelos jogadores (Non-playable characters - NPCs), desde o dono de uma taverna até um terrível Dragão. As possibilidades em um jogo de RPG só se limitam pela imaginação dos participantes, pois para se jogar basta iniciar com lápis, papel e alguns dados.

O evento é aberto ao público e a entrada é totalmente gratuita. Inscrições para os respectivos jogos serão feitas no dia do evento por ordem de chegada. A classificação é livre, tanto para mestres quanto jogadores e visitantes.