Festival de Orquídeas de Outono começa neste sábado

Coordenadoria de Turismo

03 de março de 2017

Os admiradores das orquídeas tradicionais podem se programar para participar, a partir deste sábado (04/03), do Festival de Orquídeas de Outono, uma realização do Orquidário Oriental na Serra do Itapeti, propriedade que faz parte do circuito turístico da cidade, com parceria da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Coordenadoria de Turismo.

A festividade será realizada ao longo de três finais de semana (dias 4 e 5, 11 e 12 e 18 e 19 de março), das 9h às 17h. A novidade deste ano fica por conta dos cursos gratuitos, que serão oferecidos em todos os dias de evento, em dois horários, sempre às 13h e às 15h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

O evento é mais uma maneira de reafirmar a posição de Mogi das Cruzes, a maior produtora nacional de orquídeas. O cultivo na cidade foi beneficiado por fatores como altitude e clima favorável a uma grande variedade de espécies.

A produção de orquídeas ganhou força a partir da década de 1980, quando a técnica foi trazida pelos imigrantes japoneses e seus descendentes. Hoje, o eixo Taboão-Itapeti possui 171 produtores de orquídeas, o que faz com que o município seja conhecido por muitos como a Capital Nacional das Orquídeas.

Conhecidas como “rainhas das flores”, as orquídeas são produzidas em larga escala em Mogi das Cruzes. São 2,5 milhões de vasos por ano, o que equivale a 80% da produção nacional. Diante desses números, a cidade desperta um enorme interesse por parte dos orquidófilos, principalmente vindos da capital paulista, que visitam a cidade em busca de novas espécies e conhecimentos sobre o cultivo.

Há cerca de 10 anos os orquidários de Mogi abriram suas portas para receber turistas. Desde então, o negócio vem crescendo no município. A visita proporciona uma experiência única, na medida em que é possível ver a diversidade de cores, formas e tamanhos das flores, além de sentir o perfume, visitar as estufas e acompanhar todo o processo de desenvolvimento, desde o nascimento em laboratórios de semeaduras e clonagens, passando pelas diversas etapas de crescimento, até a fase adulta.

O secretário municipal de Cultura, que também responde pelo Turismo no município, Mateus Sartori, esteve no Orquídário Oriental nesta semana. “É uma visita que compensa do início ao fim, tanto para quem já conhece e cultiva orquídeas, quanto para quem apenas admira ou então quer passar a conhecer. A diversidade que eles têm ali é gigantesca, o ambiente é lindo e acolhedor e é uma propriedade preparada efetivamente para receber turistas. Espero que venham pessoas de fora, mas que também os mogianos prestigiem o festival”, frisou.

O Orquidário Oriental conta com playground, para garantir o entretenimento das crianças. Oferece também acessórios, substrato e vasos, para quem deseja levar uma orquídea para casa ou aumentar a coleção. Além disso, serão feitos também sorteios entre os visitantes, com brindes exclusivos.

O Orquidário Oriental fica na Estrada São Bento-Lambari, km 27, Bairro do Itapeti – Mogi das Cruzes (próximo ao trevo de Santa Isabel, na Rodovia Presidente Dutra). telefone para mais informações é o 4795-3060. (Lívia de Sá)