Membros da gestão 2018/2020 do Conselho Municipal de Turismo são empossados
Coordenadoria de Turismo
O prefeito Marcus Melo assinou, na tarde desta quinta-feira (14/12), o decreto e termo de posse dos membros para a gestão 2018-2020 do Conselho Municipal de Turismo. A solenidade, realizada no auditório do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes, contou com a presença do secretário-adjunto de Cultura do Estado de São Paulo, Romildo Campello, do vice-prefeito, Juliano Abe, do secretário municipal de Cultura e coordenador municipal de Turismo, Mateus Sartori, além de conselheiros da antiga e da nova gestão.
O destaque da solenidade foi a recente classificação de Mogi das Cruzes como Município de Interesse Turístico (MIT), conquista essa que não teria sido alcançada se a cidade não possuísse um conselho de turismo ativo. Além disso, o Comtur agora passa a ser composto em um terço apenas por membros do poder executivo e os demais dois terços são representantes da sociedade civil. Essa distribuição, muito embora não tenha sido uma exigência do Governo do Estado, serve como um diferencial e pode ajudar a cidade a manter a classificação de MIT.
“A classificação é uma oportunidade para o futuro da cidade. Mogi das Cruzes é a segunda maior cidade em extensão territorial da região metropolitana do Estado de São Paulo e temos condições de investir no nosso turismo, tendo em vista a vocação do município para o turismo ecológico, esportivo, rural e religioso. Para isso, porém, precisamos trabalhar juntos e vocês terão a oportunidade de apoiar os projetos que podem impulsionar o turismo de Mogi. Vamos juntos colocar Mogi das Cruzes no roteiro nacional do turismo”, destacou o prefeito, Marcus Melo.
O secretário-adjunto de Cultura do Estado, Romildo Campello, falou sobre a importância de fortalecer esse ciclo virtuoso de gestão sustentável e geração de renda, que pode ser possibilitado a partir do turismo local.
Terminada a solenidade de posse, o grupo já fez uma primeira reunião extraordinária, em que todos os membros presentes aprovaram o informe técnico que será protocolizado no Governo do Estado, solicitando recursos por meio do MIT para obras de melhorias em alguns equipamentos turísticos existentes na cidade. São eles: Museu Visconde de Mauá, Museu dos Expedicionários, Centro de Exposições Cidades-Irmãs, Museu Taro Konno, a Pinacoteca e o Centro de Informações Turísticas.
O Comtur foi criado pela Lei 6.640, de 11 de dezembro de 2011 e alterado pela Lei 7.303, de 17 de outubro de 2017. Ele é composto por 44 membros no total, sendo 12 representantes do poder público e 32 representantes da sociedade civil, por meio de diversas entidades, como associações e sindicatos. O órgão tem a atribuição de deliberar sobre todas as questões que envolvem o desenvolvimento turístico da cidade. (Lívia de Sá)
Mogi das Cruzes promove ações de conscientização e busca ativa da tuberculose
Operação Cata-Tranqueira atende oito bairros de Mogi das Cruzes neste sábado, 30 de março
Mogi das Cruzes apresenta resultados de estratégias de inovação no Festival Cidade do Futuro 2024
Ecoponto do Jardim Armênia reabrirá na terça-feira (2/4), com novo modelo de funcionamento
Cerimônia de instalação e bênção do altar de São Benedito no saguão da Prefeitura anuncia Festa deste ano