Mogi das Cruzes pode se tornar Município de Interesse Turístico

Coordenadoria de Turismo

14 de fevereiro de 2017

Transformar Mogi das Cruzes em um Município de Interesse Turístico, adequação esta que viabilizaria o recebimento de recursos estaduais, para o desenvolvimento do setor. Esta foi a proposta discutida na manhã desta terça-feira (14/02), durante reunião entre o prefeito Marcus Melo, o deputado estadual Marcos Damásio e o secretário municipal de Cultura, que também responde pelo Turismo no município, Mateus Sartori.

Durante o encontro, que aconteceu no gabinete do prefeito, Sartori apresentou ao deputado o Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Mogi das Cruzes, documento este que já foi aprovado pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes e que é, inclusive, um dos pré-requisitos para os municípios que pleiteiam esta adequação. Nele, está detalhado todo o potencial turístico do município, incluindo atributos naturais, estrutura e também recentes avanços.

O deputado Marcos Damásio se prontificou a fazer, em caráter prioritário, a propositura do projeto de lei, que tramitará em esfera estadual e vai carecer, em última instância, de sanção do governador Geraldo Alckmin.

“Isso trará muitos reflexos positivos para a cidade. O turismo é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de um município, na medida em que impulsiona a economia, gerando emprego e renda, ao mesmo tempo em que ajuda na preservação do patrimônio histórico, cultural e natural de Mogi das Cruzes”, destacou o prefeito, Marcus Melo.

A classificação de Município de Interesse Turístico foi criada pelo Governo do Estado por meio da lei complementar 1.261, de 29 de abril de 2015. Foi um complemento, na verdade, ao programa de fomento às cidades estâncias turísticas, que à época já existia. Os recursos provém do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos, administrado pelo Departamento de Apoio às Estâncias. Só em 2016, o Dade destinou R$ 172,8 milhões às cidades paulistas inseridas no programa.

Para se enquadrar, o município precisa ter potencial turístico, possuir meios de hospedagens, pontos de alimentação, como bares, restaurantes e lanchonetes, serviços de informações turísticas, dispor de serviço médico de emergência, coleta de resíduos sólidos e abastecimento de água potável. Também é preciso manter um conselho municipal de Turismo em atividade e ter um plano diretor de turismo.

"Mogi das Cruzes é uma cidade com mais de 450 anos de história. Localizada a 50 quilômetros de São Paulo, com acesso fácil ao aeroporto internacional de Guarulhos, tem mais de 65% do seu território situado em área de preservação ambiental, o que representa a segunda maior reserva de Mata Atlântica do Estado. Além da vocação para o Ecoturismo, o turismo rural, religioso, e cultural também são grandes potências”, destaca Sartori

Potencial turístico – Mogi das Cruzes

Com toda a sua diversidade natural, Mogi das Cruzes atrai os amantes da vida ao ar livre e aventureiros que procuram por um novo destino para a prática de esportes como o vôo livre, canoagem, cicloturismo, caminhadas em trilhas e escaladas.

Nos últimos oito anos, a cidade transformou seu perfil turístico por meio dos investimentos e ações realizados pela Prefeitura. Além da vinda do Expresso Turístico, que já recebeu mais de 10 mil pessoas, o projeto de "city tour" - Mogi para Mogianos atendeu mais de 5 mil pessoas e despertou diversas propriedades para a atividade turística.

Os avanços também passam pela reformulação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), melhoria na sinalização turística, ampliação de rede hoteleira e a implantação do Serviço de Transporte Turísitico, Recreativo e de Lazer (STT), oficializado em dezembro e que regulamenta a atuação de empreendedores que queiram desenvolver a atividade no município.

Com isso, Mogi das Cruzes se tornou um local atrativo para a realização de grandes eventos. A cidade também mantém vários parques e unidades de conservação ambiental, com destaque para o recém-inaugurado Parque da Cidade, projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake.

Outro atributo é o calendário diversificado de eventos das áreas cultural, esportiva e religiosa. “A realização de eventos é o quarto maior motivador dos turistas. Muitas pessoas quando querem conhecer uma cidade, antes de programar sua viagem, consultam o calendário de eventos”, conclui Sartori. (Lívia de Sá)