Mogi das Cruzes receberá 2º Trem das Marchinhas de Carnaval

Coordenadoria de Turismo

07 de fevereiro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Neste sábado (11/02), Mogi das Cruzes vai receber a segunda viagem de 2017 do Expresso Turístico, projeto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanops (CPTM), em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes. E o tema do trajeto será o Carnaval, por meio do projeto Trem das Marchinhas, que já foi realizado em 2016 e se repete agora em 2017.

A viagem, que habitualmente acontece ao som das buzinas e do atrito dos trilhos, contará com toda a animação de uma banda de marchinhas. O embarque dos passageiros-foliões também será especial, pois serão recepcionados por bonecões gigantes na Estação da Luz, a partir das 8h.

Após o desembarque, os visitantes poderão participar de dois roteiros em Mogi das Cruzes. Um é o roteiro ecocultural, que inclui o Centro Histórico e também uma ida ao Parque Centenário. Já o outro é o roteiro rural, que inclui visitas ao Orquidário Oriental e ao Mosteiro dos Monges Beneditinos Calmadolenses (antigo mosteiro do Tabor). Para tanto, os interessados devem fazer reserva, pelo telefone 4761-9233. 

No Centro Histórico, os turistas terão a oportunidade de entrar em contato com parte significativa da história do município, a partir da visita e/ou breve apresentação de locais como as Igrejas do Carmo, o Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, o Museu Guiomar Pinheiro Franco, a sede da Banda Santa Cecília, o Centro Cultural de Mogi das Cruzes e também o Casarão do Carmo e Theatro Vasques. Já no Parque Centenário, terão a experiência de contemplação à natureza que o local oferece.

O Expresso Turístico resgata o glamour das viagens férreas, percorrendo um trajeto de 50 quilômetros entre a capital e Mogi das Cruzes. O percurso dura cerca de uma hora e meia, a bordo de uma locomotiva a diesel da CPTM, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60. Cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), os vagões foram restaurados nas oficinas da CPTM.

São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira).

Serviço

Expresso Turístico - Trem das Marchinhas

Data: Sábado, 11 de fevereiro

Embarque: às 8h30 na plataforma 4 da Estação da Luz

Retorno: às 16h30 na plataforma da Estação Estudantes

Mais informações

Informações de roteiros locais: (11) 4761-9233.