Pesquisa avalia a percepção da população sobre o turismo local

Coordenadoria de Turismo

11 de janeiro de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

Os moradores de Mogi das Cruzes já podem responder à Pesquisa Online de Percepção do Turismo, uma avaliação do Centro de Inteligência da Economia do Turismo, ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (CIET/ SETUR – SP), que visa aferir como os munícipes veem o turismo em suas cidades e regiões. O estudo é fundamental para o planejamento de ações, programas e iniciativas, tanto por parte da Prefeitura como também do Governo do Estado. 

Responda à pesquisa

A Coordenadoria Municipal de Turismo lembra que, quando o município atinge a marca de 190 respostas, o CIET publica um relatório detalhado da pesquisa por município, documento esse que é fundamental não só para obter um diagnóstico da situação no que se refere à opinião pública, como também para desenhar e executar futuras ações de forma assertiva, conforme as opiniões e demandas expressadas no estudo. 

A pesquisa está em sua segunda edição e, na primeira, Mogi das Cruzes teve o maior número de respostas entre os Municípios de Interesse Turístico do Estado, além de um dos maiores números de respostas entre todas as cidades participantes. “Isso é de vital importância, para que possamos entender como as pessoas estão vendo o turismo da cidade e da região e o que eles desejam dentro desse tema. É um termômetro e uma ferramenta muito útil para que possamos direcionar o planejamento de ações”, destaca o coordenador de Turismo de Mogi das Cruzes, Luis Felipe Uchôa. 

A intenção é realizar a pesquisa de forma frequente, para que o crescimento sustentável do turismo esteja alinhado com os valores da população. A primeira pesquisa – 2020/2021 – envolveu 183 municípios entre estâncias e municípios de interesse turístico (MITs), com 11.252 respostas. Nesta edição, são 395 municípios envolvidos, sendo 70 estâncias turísticas, 140 MITs e 185 cidades das 49 Regiões Turísticas do estado de São Paulo. 

As respostas devem ser enviadas até o dia 28 deste mês. Pelo formulário, não é preciso se identificar – apenas informar alguns dados pessoais e então preencher, em questões de múltipla escolha, suas impressões sobre o desempenho e o impacto do turismo de sua cidade.