Pesquisa avalia a percepção da população sobre o turismo local
Coordenadoria de Turismo
Os moradores de Mogi das Cruzes já podem responder à Pesquisa Online de Percepção do Turismo, uma avaliação do Centro de Inteligência da Economia do Turismo, ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (CIET/ SETUR – SP), que visa aferir como os munícipes veem o turismo em suas cidades e regiões. O estudo é fundamental para o planejamento de ações, programas e iniciativas, tanto por parte da Prefeitura como também do Governo do Estado.
A Coordenadoria Municipal de Turismo lembra que, quando o município atinge a marca de 190 respostas, o CIET publica um relatório detalhado da pesquisa por município, documento esse que é fundamental não só para obter um diagnóstico da situação no que se refere à opinião pública, como também para desenhar e executar futuras ações de forma assertiva, conforme as opiniões e demandas expressadas no estudo.
A pesquisa está em sua segunda edição e, na primeira, Mogi das Cruzes teve o maior número de respostas entre os Municípios de Interesse Turístico do Estado, além de um dos maiores números de respostas entre todas as cidades participantes. “Isso é de vital importância, para que possamos entender como as pessoas estão vendo o turismo da cidade e da região e o que eles desejam dentro desse tema. É um termômetro e uma ferramenta muito útil para que possamos direcionar o planejamento de ações”, destaca o coordenador de Turismo de Mogi das Cruzes, Luis Felipe Uchôa.
A intenção é realizar a pesquisa de forma frequente, para que o crescimento sustentável do turismo esteja alinhado com os valores da população. A primeira pesquisa – 2020/2021 – envolveu 183 municípios entre estâncias e municípios de interesse turístico (MITs), com 11.252 respostas. Nesta edição, são 395 municípios envolvidos, sendo 70 estâncias turísticas, 140 MITs e 185 cidades das 49 Regiões Turísticas do estado de São Paulo.
As respostas devem ser enviadas até o dia 28 deste mês. Pelo formulário, não é preciso se identificar – apenas informar alguns dados pessoais e então preencher, em questões de múltipla escolha, suas impressões sobre o desempenho e o impacto do turismo de sua cidade.
Campanha Inverno Solidário 2024 será lançada neste sábado no Theatro Vasques
Alunos do Empodera Juventude participam do Projeto Pé na Trilha, no Parque Municipal
CMDCA promove encontro para apresentação de diagnóstico da rede de proteção à infância
Seminário promove amplo diálogo sobre serviços para a proteção social de pessoas em situação de rua
Programa Nova Mogi chega a 100 vias beneficiadas em 38 bairros, com 97 km de recuperação asfáltica