Sabaúna recebe neste domingo a corrida Rei da Montanha

Coordenadoria de Turismo

25 de maio de 2017

Neste domingo (28/05), a partir das 8 horas, o distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes, será mais uma vez sede para a corrida “Rei da Montanha”, uma competição da modalidade conhecida como trail running, que instiga a evolução do atleta e serve como porta de entrada para quem corre no asfalto e quer conhecer os desafios de um percurso montanhoso.

Os competidores correrão nos já conhecidos percursos de três, sete, 14 e 21 quilômetros. A primeira largada será da prova de 21 km, prevista para começar às 8h. Em seguida acontece a largada dos 14 km, às 8h10. O início dos percursos de 7 km e 3 km estão previstos para às 8h20 e 8h30, respectivamente. A Estação Ferroviária de Sabaúna será o local de concentração, ponto de largada, de chegada e também o local onde será feita a premiação.

Os trajetos da corrida proporcionam desafios tanto aos iniciantes, com caminhos que permitem uma primeira experiência na montanha de forma mais leve e segura, quanto para os melhores atletas da modalidade. As inscrições já foram encerradas e a retirada dos kits acontece antes do dia da corrida, em São Paulo e em Mogi.

Muito mais do que uma forma de incentivar a prática de exercícios físicos, a corrida Rei da Montanha é uma maneira de atrair pessoas de outras cidades à Mogi das Cruzes, incentivando o turismo e a economia locais. O evento gera também oportunidade de trabalho, já que uma equipe é contratada para trabalhar durante o evento.

A corrida rústica, que é esporte derivado das corridas de aventura, não é mais novidade no Brasil. No início eram poucos os atletas que se dispunham a participar de uma prova como essa. Hoje, centenas de atletas competem com regularidade, participando inclusive de eventos em diferentes estados.

A expansão desse esporte não é apenas um modismo como muitos pensam, e sim uma tendência, pois as pessoas começaram a ter maior consciência ecológica, ao mesmo tempo em que buscam mais qualidade de vida. A primeira edição do evento, que inicialmente se chamava Corrida Rústica de Mogi das Cruzes, foi em 2012. De lá para cá, o evento cresceu de forma vertiginosa, tendo mais da metade dos inscritos de outras cidades, estados e já tendo contado com a participação de atletas de outros países.

O evento foi criado com apoio da Coordenadoria Municipal de Turismo. O objetivo é trabalhar e incentivar a economia criativa no setor de turismo, para desenvolver atrativos únicos capazes de tornar a cidade reconhecida, nacional e internacionalmente, e consequentemente, atrair visitantes tanto para os eventos, para treinos ou lazer.

A Estação Ferroviária de Sabaúna fica na Rua Francisco Rodrigues Mathias, no distrito de Sabaúna. Mais informações no site do evento.