Família Solidária completa dois anos com 122 ações e mais de 20 mil horas de voluntariado

Fundo Social

24 de abril de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade
O programa Família Solidária completa nesta sexta-feira dois anos de atividades, com quase 1.100 voluntários cadastrados e atuação fundamental durante a crise do coronavírus

O programa Família Solidária completa nesta sexta-feira (24/04) dois anos de atividades. A ação, que sempre foi movida pela mão de obra voluntária e a vontade de fazer o bem, provou-se ainda mais importante ao longo das últimas semanas, após a decretação do estado de calamidade pública, em razão da pandemia gerada pelo novo coronavírus. 

Os voluntários, antes voltados à participação e ajuda em eventos do Fundo Social e também de entidades sociais da cidade e região, passaram a se debruçar sobre outros serviços, como a montagem e entrega de kits de alimentação, auxílio a idosos com compras de mantimentos, distribuição de flores, confecção de máscaras e preparo de bolos. Só nessas ações, foram 318 voluntários envolvidos e 6 mil horas de mão de obra doadas.

Hoje, já são quase 1.100 voluntários cadastrados, número esse que cresceu de forma vertiginosa após o início da crise. Até a primeira quinzena de março deste ano, a média de voluntários que se cadastrava por mês no programa era de 35 pessoas. Já após a instauração da pandemia, há pouco mais de 30 dias, 215 novos voluntários manifestaram o interesse de integrar o programa, a partir da inscrição. Ou seja, a média mais do que quintuplicou. 

“Isso mostra como a crise tem sim o seu lado positivo, de unir e engajar as pessoas do bem, que se colocam à disposição para ajudar quem precisa, da maneira que for. Este é um trabalho sempre muito importante, mas neste momento, em que há mais pessoas precisando e também vivemos um clima de incertezas, é ainda mais fundamental”, destaca a presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo. 

Até março deste ano, foram 122 ações concretizadas com a participação dos voluntários do programa e mais de 20 mil horas de mão de obra doadas. Vale lembrar que, além da contribuição para a realização de eventos pontuais, os voluntários são essenciais para a manutenção de programas permanentes do Fundo Social de Mogi das Cruzes, como o Tampinha Solidária, em que eles trabalhavam na separação das tampinhas e o banco de perucas do projeto Cabelegria, em que voluntários fazem toda a parte de atendimento.

O cadastro para o programa Família Solidária fica aberto de forma permanente e é destinado a todos que tenham interesse de participar de forma voluntária de ações, ligadas ou não ao poder público. Ao se inscrever, a pessoa passa seus dados básicos e já indica suas aptidões e o tipo de público com o qual tem experiência ou gostaria de trabalhar. A partir desse registro, o Fundo Social monta uma relação e passa a chamar os voluntários para participar de ações e eventos.

Clique aqui para se cadastrar no programa Família Solidária. (Lívia de Sá)