Fundo Social de Mogi das Cruzes distribui máscaras nos terminais de ônibus

Fundo Social

07 de maio de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Fundo Social de Mogi das Cruzes fez nesta quinta-feira (07/05) uma ação de distribuição de máscaras de proteção facial para a população. Trata-se de mais uma iniciativa de apoio à contenção da crise gerada pelo novo coronavírus, que atende também à determinação de obrigatoriedade no uso de máscaras, válida para todos que saírem de casa a partir de hoje. 

A distribuição foi feita nos terminais Central e Estudantes de ônibus, com a participação de dez voluntários do programa Família Solidária. Juntamente às máscaras, foram distribuídos impressos, com orientações sobre como fazer o uso adequado e seguro do equipamento e alertando para a importância da máscara no controle à pandemia.

No material orientativo, constavam informações como o fato de que o uso da máscara deve ser individual, de que a pessoa não deve tocar na máscara durante o uso, ou, se preciso, deve tocar apenas na parte dos plásticos e/ou amarração. Havia ainda o alerta  para a necessidade da troca da máscara a cada duas horas de uso, ou sempre que ela ficar úmida, bem como de higienizar as mãos antes e depois de manipulá-la. 

“A boa notícia é que a grande maioria das pessoas está cumprindo a determinação e usando a máscara. Ainda assim, decidimos fazer essa distribuição, para entregar máscaras para aqueles que não tinham, tendo em vista que agora a regra vale para todos”, explica a presidente do Fundo Social, Karin Melo.

Todas as máscaras distribuídas foram confeccionadas pelas costureiras que estão atuando desde o início da pandemia, na sala do curso de corte e costura da Escola de Empreendedorismo e Inovação. O foco, a princípio, foi atender aos profissionais de Saúde, uma vez que, num primeiro momento, só eles tinham a recomendação de usar o equipamento.

Por força de decreto estadual 69.959, contudo, agora o uso de máscaras é obrigatório para todos, porém os profissionais de saúde devem usar máscaras cirúrgicas e a população sem sintomas da Covid-19 pode usar modelos feitos em tecido e laváveis. Em Mogi das Cruzes, a fiscalização já teve início, mas nesses primeiros dias a prioridade é a orientação aos cidadãos.