Fundo Social de Mogi forma mais 282 alunos pelo programa Mãos na Massa

Fundo Social

28 de novembro de 2019

A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo, comandou, na tarde desta quinta-feira (28/11), a cerimônia de formatura dos alunos do quarto módulo de 2019 do programa Mãos na Massa. Foram, ao todo, 282 formandos, de dez diferentes núcleos da cidade, com aulas que se estenderam entre os meses de agosto e novembro.

“Hoje é um dia de muita alegria por ver todos vocês se formando. Só vocês sabem a dificuldade que foi concluir esse curso, mas saibam que tomaram a decisão certa. Em tempos de crise e uma perspectiva de recuperação do mercado em breve, vocês terão melhores oportunidades, porque se prepararam e se capacitaram. Na verdade vocês foram atrás do melhor para vocês, que é a educação”, pontuou Karin, destacando ainda que nunca o Fundo Social havia atingido um número alto de alunos formados por ano.

“Até o final do ano serão mais de 3 mil alunos formados, pois ainda teremos mais uma formatura em dezembro. É um número recorde, nunca antes atingido e que reflete o nosso esforço e a nossa vontade de estar realmente em todos os cantos da cidade, levando aulas e conhecimento para as comunidades”, complementou, dizendo ainda que o objetivo com o Mãos na Massa é chegar nos bairros mais distantes.

Luciana da Silva, uma das formandas, falou em nome dos demais. “Antes só ficava em casa, cuidando dos filhos e com esse curso eu aprendi coisas novas, que estão me ajudando em casa e também com renda extra”, destacou.

Já em nome das entidades que sediam as aulas, quem falou foi Francisca Batista, do Jardim Margarida. “Queria destacar a importância desse curso e o fato de que o Fundo Social, além das aulas, fornece também todo o material. Isso é fundamental, pois muitas vezes temos pessoas habilidosas, que se sairiam muito bem no curso, mas que não têm condições de adquirir o material necessário”, disse.

O vice-prefeito, Juliano Abe, também participou da cerimônia e falou sobre o programa de capacitação de Mogi das Cruzes, que foi inclusive elogiado nesta semana pela secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen da Silva, que esteve na cidade. “Se somarmos o trabalho do Crescer, do Fundo Social, mais Assistência Social, Polo Digital e Escola de Empreendedorismo, tenho segurança em dizer que a Prefeitura forma e coloca à disposição do mercado mais de 25 mil profissionais por ano”, frisou.

O Mãos na Massa é um dos pioneiros do trabalho de capacitação profissional, que hoje se tornou prioridade máximo dentre o plano de trabalho do Fundo Social de Mogi. Ele é sempre oferecido de forma descentralizada. Isto é, o Fundo Social faz parceria com entidades, igrejas, escolas, que emprestam suas dependências para a realização das aulas. Assim, o curso ocorre dentro das próprias comunidades, ampliando o acesso das pessoas a novas técnicas e conhecimentos, fortalecendo vínculos e abrindo novas oportunidades para os moradores das regiões atendidas.

Nesse último ciclo, as aulas foram oferecidas na Escola Estadual José Sanches Josende, no Jardim Aeroporto III, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Planalto, na Sede dos Vicentinos, em Biritiba Ussu, no Condomínio Jundiapeba III, no distrito homônimo, no condomínio Manacá, na Porteira Preta, na Associação Beneficente Novo Horizonte, no Residencial Novo Horizonte, na Igreja São Judas Tadeu, do Conjunto Santo Ângelo, na Escola Estadual Aristóteles de Andrade, em Sabaúna, na Associação de Moradores do Jardim Santos Dumont III e na Associação de Moradores do Jardim Margarida.

A cerimônia de formatura do Mãos na Massa também contou com a presença do secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, do secretário municipal de Desenvolvimento, Clodoaldo de Moraes, da secretária-adjunta de Gestão, Eliana Mangini, do diretor do Fundo Social de Mogi, José Luiz Furtado e do presidente da Associação dos Servidores Municipais de Mogi das Cruzes, Lauro Eduão. (Lívia de Sá)