Fundo Social participa do Dia Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista

Fundo Social

02 de abril de 2019

A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo, participou, na manhã desta terça-feira (02/04), da mobilização em torno do Dia da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, que foi realizada no Largo do Rosário, pela equipe da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Jovita Franco Arouche.

A equipe da unidade especializada de atendimento, juntamente a pais de alunos, distribuiu material informativo, alertando as pessoas sobre os princiais sinais do autismo e também conversou e orientou as pessoas. O objetivo, como explicou a diretora da instituição, Juliana Oliveira Mattos, é desmistificar o autismo e também tornar o diagnóstico algo mais recorrente, se possível ainda durante a infância.

“Muitas pessoas param, perguntam e a gente orienta. Depois que fazemos esse evento o número de ligações sempre aumenta e temos inclusive alguns alunos que chegaram até nós após os pais participarem dessa nossa ação. A intenção é desmistificar o autismo, mostrando que ele não é algo visível como outras síndromes e principalmente ajudar”, destacou.

A presidente do Fundo Social destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela Emesp. “Já conhecíamos o trabalho da Emesp, mas foi no ano passado que tivemos a aproximação maior, com o projeto Chefs Notáveis. É um orgulho para nós ter uma unidade de referência como essa na cidade e esperamos que esse tipo de evento sirva para disseminar cada vez mais informações sobre o autismo, de forma que as pessoas possam sempre buscar o atendimento adequado para seus filhos e familiares”, destacou.

Ao longo desta semana, o tema está sendo trabalhado também em algumas unidades de saúde durante a sala de espera, com pacientes e familiares, e em rodas de conversa. A atividade está sendo realizada nas unidades do Programa Saúde da Família, no Programa Mãe Mogiana e no Posto de Saúde da Vila Suíssa, dentro do Grupo Gestar, espaço de acolhimento, troca de informações e cuidados às gestantes já assistidas em pré-natal na unidade.

Há mais de 10 anos, a equipe da Emesp, juntamente com pais, responsáveis e alunos da escola, vem promovendo ações de divulgação e conscientização sobre o tema. A unidade é referência no Alto Tietê no atendimento de autistas. Na área da Saúde, o tema vem sendo trabalho junto aos profissionais e também com pais e mães de bebês com objetivo de divulgar sinais e sintomas que possam promover o diagnóstico precoce.

Os eventos atendem à Lei Municipal nº 6.939 de 11 de julho de 2014, que institui a primeira semana de abril como a Semana da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (ONU), o autismo atinge quase 2 milhões de brasileiros e mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Em crianças, o autismo é mais comum que câncer, AIDS e diabetes.

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação, socialização e de comportamento do indivíduo em graus e formas em diferentes quadros de severidade. O diagnóstico precoce e atividades educacionais específicas são grandes aliados no desenvolvimento de crianças autistas. Os pais devem ficar atentos com crianças desde os primeiros meses de vida.

Semana da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

De 1º a 5 de abril: Rodas de Conversa em unidades municipais de saúde

Dia 2 de abril, das 9 às 11h30: Ação de conscientização no Largo do Rosário pela equipe da Emesp Profª Jovita Franco Arouche, com distribuição de folhetos explicativos e esclarecimentos ao público.

Dias 12 e 17 de abril: orientações para gestantes do Programa Mãe Mogiana.