Mirian Goldenberg fará palestra em Mogi nesta sexta-feira

Fundo Social

09 de agosto de 2019
A antropóloga e escritora Mirian Goldenberg fará palestra em Mogi das Cruzes no dia 9 de agosto e os ingressos já podem ser trocados por pacotes de fraldas geriátricas em três locais

Nesta sexta-feira (09/08), a partir das 19h30, o auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) será palco para a palestra com antropóloga e escritora Mirian Goldenberg. Esta será a primeira vez que a profissional reconhecida nacionalmente estará na cidade, trazendo a temática do envelhecimento na cultura brasileira. Ainda há ingressos disponíveis em dois pontos de troca. Os remanescentes serão trocados no próprio local do evento.

O evento é uma realização do Fundo Social de Mogi das Cruzes, com apoio da Rádio Metropolitana AM 1070 e da Livraria Leitura. Os interessados em participar do evento devem trocar os ingressos por um pacote de fraldas geriátricas (tamanhos M ou G, mínimo de 8 fraldas por pacote) nas sedes dos organizadores e apoiadores da ação (veja abaixo os endereços para troca).

A palestra leva o título “A Invenção de uma Nova Velhice” e aborda as mudanças das representações, significados, desejos, medos, comportamentos, discursos e valores dos homens e das mulheres a respeito do envelhecimento na cultura brasileira. A partir de uma nova realidade sobre o envelhecimento no Brasil, ela lança uma reflexão sobre os estereótipos e preconceitos associados aos corpos de mulheres e homens mais velhos, mostrando a importância da liberdade, do prazer e do cuidado em todas as fases da vida.

Após a palestra, Mirian fará o lançamento de seu mais novo livro, que fala sobre liberdade e felicidade e já entrou para a lista dos mais vendidos da seção de Antropologia do site Amazon. Mogi das Cruzes será a terceira cidade em que a escritora fará o lançamento da publicação – as duas primeiras foram as capitais Rio de Janeiro e São Paulo.

Além de colocar em debate os novos conceitos relacionados ao envelhecimento, o evento também terá uma vertente social. Todos os pacotes de fraldas geriátricas arrecadados serão destinados a entidades sociais e equipamentos municipais que prestam atendimento a pessoas da terceira idade. Os beneficiados serão: Instituto Pró+Vida, Centro Dia do Idoso, Casa São Vicente de Paulo, Vila Dignidade, Associação Madre Esperança e Associação Manuel Maria.

Sobre a palestra

A proposta da palestra “A Invenção de Uma Nova Velhice” é debater questões que surgiram em 30 anos de pesquisas antropológicas realizadas no Brasil com 5.000 mulheres e homens, de 18 a 98 anos, em comparação com dados levantados em outras culturas. Pretende-se compreender as diferenças entre visões, comportamentos e valores de mulheres e homens, de diferentes gerações, destacando-se a importância da felicidade e da liberdade no envelhecimento.

Propõe-se, também, a aprofundar a discussão sobre a distância entre o discurso e o comportamento efetivo de mulheres e homens, destacando-se o valor dos projetos de vida, do tempo, da aposentadoria, da saúde, da atividade, da qualidade de vida entre outras questões.

Veja vídeo sobre a palestra

Veja a participação de Mirian Goldenberg no programa Encontro com Fátima Bernardes

Sobre Mirian Goldenberg

Mirian Goldenberg é professora titular do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É também doutora em Antropologia Social pelo Programa de PósGraduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bem como colunista do jornal Folha de S Paulo, desde 2010.

Está cursando o pós-doutorado “Envelhecimento e Felicidade” (IVIG/COPPE/UFRJ) e é autora de diversos livros, como A bela velhice, Coroas, Corpo, envelhecimento e felicidade, Velho é lindo!, A Outra, Toda mulher é meio Leila Diniz, A arte de pesquisar, Os novos desejos, Nu & Vestido, De perto ninguém é normal, Infiel: notas de uma antropóloga, O corpo como capital, Noites de Insônia: cartas de uma antropóloga a um jovem pesquisador, Por que homens e mulheres traem?, Intimidade, Tudo o que você não queria saber sobre sexo, Homem não chora. Mulher não ri, SeXo, Por que os homens preferem as mulheres mais velhas?

Palestra “A Invenção de uma nova Velhice”, com Mirian Goldenberg

Data: 9 de agosto

Local: Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe)

Endereço: Rua Antenor Leite da Cunha, 55 - Vila Nova Mogilar