Número de voluntários cadastrados no Família Solidária quadruplicou nos últimos 20 dias

Fundo Social

09 de abril de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade
O programa Família Solidária completa nesta sexta-feira dois anos de atividades, com quase 1.100 voluntários cadastrados e atuação fundamental durante a crise do coronavírus

Desde que a quarentena foi oficialmente decretada no Estado de São Paulo, no último dia 17 de março, o número de voluntários que se cadastrou no programa Família Solidária quadruplicou perante a média mensal anterior, que era de cerca de 35 inscritos a cada 30 dias. Nos últimos 20 dias, foram mais de 150 pessoas que se cadastraram, para oferecer mão de obra voluntária, em prol daqueles que mais precisam. 

Os voluntários são divididos por grupos e, especificamente atendendo demandas geradas pela pandemia do novo coronavírus, há um grupo de aproximadamente 50 voluntários, que vêm sendo sistematicamente convocados para as ações que se fazem necessárias. 

Ao longo das últimas três semanas, esse grupo tem atuado em várias frentes, como montagem de kits de alimentos, distribuição desses kits para famílias em situação de vulnerabilidade, auxílio a idosos com compras em supermercados e farmácia, distribuição de flores como sinal de agradecimento aos profissionais da Saúde, preparo de bolos e também confecção de máscaras de proteção facial. 

“Sempre disse que o povo mogiano é muito solidário e agora estamos tendo mais uma prova disso. Todas essas ações têm sido fundamentais nesse momento tão atípico, pois é uma maneira de continuarmos juntos, apesar da distância física”, destaca a presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo.

O programa Família Solidária foi criado em abril de 2018 e está prestes a completar dois anos. Pouco antes do início da quarentena, o número de voluntários cadastrados estava próximo dos 850. Agora, com esta nova situação, já são mais de mil pessoas que manifestaram, via inscrição, a vontade de ajudar ao próximo.

O cadastro fica aberto de forma permanente e é destinado a todos que tenham interesse de participar de forma voluntária de ações, ligadas ou não ao poder público. Os voluntários já participaram, por exemplo, de eventos comandados por entidades sociais da cidade, que precisavam de um reforço no quesito mão de obra. 

Ao se inscrever, a pessoa passa seus dados básicos e já indica suas aptidões e o tipo de público com o qual tem experiência ou gostaria de trabalhar. A partir desse registro, o Fundo Social monta uma relação e passa a chamar os voluntários para participar de ações e eventos.

Clique aqui para se cadastrar no programa Família Solidária.