Programa Tampinha Solidária serve como modelo e é lançado em Salesópolis

Fundo Social

21 de fevereiro de 2020

A presidente do Fundo Social de Mogi da Cruzes, Karin Melo, esteve em Salesópolis na manhã desta sexta-feira (21/02), para prestigiar o lançamento do programa Tampinha Solidária na cidade. O município vizinho tomou o modelo de Mogi das Cruzes como referência e também fará campanha de arrecadação de tampinhas plásticas. A única diferença é que o recurso obtido com a venda dessas tampinhas será aplicado em outros serviços de bem-estar animal, como procedimentos de castração, por exemplo, e não com a compra de ração, como é feito em Mogi.

Karin falou sobre a honra que é ter o programa de Mogi tomado como modelo. “Em Mogi, nós também utilizamos como referência o programa Tampinha Legal, de Santa Catarina. Hoje, portanto, só comprova o que eu sempre digo, que boas ideias existem para serem replicadas. Claro que sempre com adaptações, conforme a realidade de cada local”, pontuou.

Karin foi recebida pelo prefeito, Vanderlon Oliveira Gomes e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Salesópolis, Luciana Miranda. Eles agradeceram a presença da presidente do Fundo Social de Mogi e destacaram não só o sucesso da iniciativa mogiana, como também a importância do programa, que beneficia a causa animal, ao mesmo tempo em que ajuda na preservação do meio ambiente e estimula a reciclagem.

Salesópolis começa a partir de hoje a arrecadação de tampinhas. Na cidade, o programa terá parceria direta com uma ONG SOS Animais de Rua, que tem como foco a castração como forma de diminuir a população de animais abandonados, além de estimular adoções responsáveis de animais abandonados.

Tampinha Solidária

O Tampinha Solidária é um programa permanente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, que arrecada tampinhas plásticas e, a partir da venda desse material, adquire sacos de ração, que são distribuídos para protetores independentes de cães e gatos da cidade. Para ajudar o programa, basta separar as tampas plásticas de produtos que podem ser alimentos, condimentos, itens de higiene, cosméticos, canetas e afins e depois entregá-las em um ponto de coleta.

Há mais de 300 pontos de coleta espalhados pela a cidade e a relação completa está disponibilizada no site da Prefeitura. Porém, se alguém tiver dúvidas sobre onde levar as tampinhas, basta ligar para o Fundo Social de Mogi, no telefone 4798-5143.

Também é possível ajudar o programa passando a integrar o grupo de voluntários que trabalha na sala de separação, no prédio do Pró-Hiper. Esta etapa é fundamental, pois, uma vez separadas por cor, as tampinhas têm um valor até três vezes maior na hora da venda. E tudo é feito com mão de obra voluntária.

Atualmente a sala de separação funciona às terças, quintas e sextas, das 14h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h. Para quem quiser ajudar, a orientação é também entrar em contato com o Fundo Social.

Outro desdobramento do programa Tampinha Solidária é a feira de adoção de animais, que é realizada mensalmente, juntamente ao Varejão, no Mercado do Produtor. O objetivo da feira é combater a superlotação em abrigos de cães e gatos da cidade. Até o momento, cinco edições já foram realizadas e 27 animais foram adotados.

O Tampinha Solidária também tem um forte apelo para a questão ambiental, uma vez que diminui a quantidade de plástico que poderia acabar em aterros sanitários e estimula o hábito da separação, bem como a reciclagem.

Mais informações devem ser obtidas pelo mesmo telefone do Fundo Social, que é o 4798-5143. (Lívia de Sá)