Protetores faciais doados pelo projeto Higia são entregues a profissionais do Hospital Municipal

Fundo Social

29 de abril de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo esteve no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes na manhã desta quarta-feira (29/04), para fazer a entrega à equipe da unidade de protetores faciais, produzidos e doados por voluntários do Projeto Higia. Desde o início da pandemia, o hospital vem operando como o Centro de Referência do Coronavírus do município. 

“Muitos têm se mobilizado para ajudar como podem e uma das ações muito bem-vindas foi a doação desses protetores faciais, que os voluntários produzem por conta própria, com impressoras 3D. A proteção dos profissionais da Saúde é prioridade máxima neste momento, então fizemos questão de vir aqui fazer essa entrega”, destacou Karin, ao lado de Natacha Harumi Ota, que coordena o projeto Higia na cidade e também participou da entrega.

O equipamento doado serve como uma proteção extra aos profissionais de Saúde e deve ser utilizado por cima das máscaras N95. Os voluntários envolvidos no projeto produzem o arco que sustenta a folha de acetato, a partir de impressoras 3D que têm em casa ou no ambiente de trabalho. 

A diretora-geral do Hospital Municipal, Heloisa Calderon Nascimento, recebeu a equipe do Fundo Social e agradeceu pela doação, ressaltando a importância desse tipo de equipamento. “Os protetores ajudam muito, principalmente para os profissionais do pronto atendimento. O uso deles também aumenta a vida útil das máscaras N95, tão escassas nesse período”, pontuou. 

O grupo iniciou a produção dos protetores individuais no dia 17 de março, tão logo teve início a quarentena no Estado de São Paulo. O projeto foi idealizado por Mayra Vasques (PH em Odontologia na USP) e Maria Elizete Kunkel (Docente da Unifesp), embaixadoras do grupo Women in 3D printing do Brasil. Toda a produção é feita de acordo com as validações médicas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Além desta ação, o Fundo Social já entregou, desde março, quase 12 mil máscaras de proteção para profissionais da Saúde. Os equipamentos estão sendo produzidos por profissionais da área de corte e costura, na Escola de Empreendedorismo e Inovação. Foram três entregas no total, sendo 4 mil máscaras na primeira entrega, 2.800 na segunda e 5.143 na terceira. (Lívia de Sá)