Quinta turma do projeto Chefs Notáveis tem aula inaugural

Fundo Social

02 de abril de 2019
A quinta turma do projeto Chefs Notáveis, desta vez da Associação Social para Educação e Tratamento dos Excepcionais (ASETE), teve aula inaugural nesta terça (Junior Lago/ PMMC)

A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo, participou, na tarde desta terça-feira (02/04), da aula inaugural da quinta turma do projeto Chefs Notáveis. Estão sendo atendidos neste semestre 20 alunos da Associação Social para Educação e Tratamento do Excepcional (ASETE), que tem sede no Alto do Ipiranga.

Como em edições anteriores, os alunos aprenderão técnicas de manipulação de alimentos e princípios de gastronomia, com a chef Luriana Toledo e também a produção de doces artesanais, como brigadeiros, com a professora Sheyla Reis.

As aulas acontecerão todas as terças-feiras, das 13h às 16h, na sede da ASETE. Serão três aulas de doce e quatro de gastronomia. O objetivo é, mais uma vez, promover a socialização, o resgate da autoestima e também ensinar novas técnicas e despertar vocações.

“É uma grande alegria poder dar início a mais uma turma desse projeto, que é um dos mais queridos e especiais que temos. Desejo que todos se divirtam e aprendam muito”, destacou Karin.

O projeto Chefs Notáveis já formou quatro turmas, sendo duas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em 2017, e duas da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Jovita Franco Arouche, em 2018. Ao todo, já são 55 alunos formados no curso Chefs Notáveis. Ao final de cada ciclo, cada turma tem a oportunidade de cozinhar e servir um jantar para convidados, durante solenidade de formatura.

A inspiração do projeto veio do Instituto Chefs Especiais, uma escola com cursos de gastronomia para portadores da Síndrome de Down, que realiza jantares temáticos beneficentes na Capital.

ASETE

A Associação Social para Educação e Tratamento do Excepcional (ASETE) iniciou suas atividades em 1985 com um grupo de mães, que hoje dá assistência ao desenvolvimento das crianças e pessoas portadoras de deficiência, com o objetivo de encontrar melhores tratamentos para seus filhos. A entidade realiza atendimento especializado às famílias com pessoas com deficiência múltipla e intelectual, que tiveram suas limitações agravadas por violação de direitos, tais como isolamento, confinamento e discriminação.

O serviço tem por finalidade a inserção das pessoas com deficiência no processo educativo, por meio de metodolodia específica e também o resgate de valores que promovem o envolvimento familiar, capacitando as pessoas para que se tornem produtivas e também permitindo um maior contato social. A entidade atende atualmente 45 alunos. (Lívia de Sá)