Em assembleia na Câmara, segurados do Iprem aprovam contas de 2018

Instituto de Previdência Municipal

31 de maio de 2019
Audiência do Instituto de Previdência Municipal foi realizada no Auditório Vereador Tufi Elias Andery, na Câmara Municipal (Foto: Assessoria de Comunicação/ Câmara Municipal)

O Conselho de Administração do Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes (Iprem) realizou, na sexta-feira (09/06), sua 14ª Assembleia Geral, referente ao exercício de 2016. Os segurados que compareceram à audiência, realizada no Auditório Vereador Tufi Elias Andery, na Câmara Municipal, aprovaram as contas do período.

Dentre os dados apresentados, destaque para o resultado patrimonial, que registrou superavit de R$ 147,1 milhões no período, e também um saldo positivo obtido pelo instituto na comparação entre os anos de 2017 e 2018, que é R$ 70 milhões (levando-se em conta os saldos de conta-corrente e aplicações financeiras do final de cada ano), o que demonstra a saúde financeira da autarquia.

O rendimento das aplicações financeiras obtido no ano passado foi de R$ 46,2 milhões, ou 10,06%, ultrapassando em 0,81% a meta estipulada para o período que era de 9,98%, levando em conta a evolução do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) + 6%.

A apresentação dos atos administrativos, previdenciários e financeiros realizados no ano passado foi feita pelo diretor-superintendente do Iprem, José Carlos Calderaro, e por Alex Albert Morais de Souza e Nicely dos Santos Campolino, respectivamente presidente e secretária do Conselho de Administração.

Em 2016, o Iprem concedeu 108 novos benefícios, sendo 93 aposentadorias e 15 pensões.

Até dezembro, o município tinha 4.339 servidores segurados pelo Iprem, além de 1.243 aposentados e 348 pensionistas. O total de 5.930 segurados faz com que o Iprem de Mogi das Cruzes seja considerado pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem) como um Instituto de Grande Porte.

A prestação anual de contas é uma obrigação legal do instituto e serve para que sejam apresentados todos os atos praticados no exercício anterior, como aplicações, metas e investimentos. (Julio Nogueira)