Atendimento humanizado reduz reclamações e amplia solução de problemas

Ouvidoria Geral

23 de maio de 2014
Secretário municipal de Relações Institucionais e Ouvidor Geral, José Luiz Freire de Almeida, realizou reunião com representantes de várias secretarias

Um levantamento realizado pela Ouvidoria Geral da Prefeitura de Mogi das Cruzes revela que o esforço realizado pela Administração Municipal para melhorar e humanizar o atendimento ao cidadão tem apresentado resultados bastante positivos. O número de reclamações e solicitações registradas entre os dias 2 de janeiro e 21 de maio diminuiu de 8.324 casos em 2013 para 6.377 no mesmo período deste ano. Por outro lado, o número de demandas atendidas e respondidas passou de 5.323 para 5.878.

"Estes números são muito positivos, pois há uma redução no número de reclamações registradas na Ouvidoria, o que mostra que a Prefeitura está funcionando melhor. Por outro lado, conseguimos aumentar bastante o número de respostas ao cidadão. De todas as demandas abertas neste ano, conseguimos concluir 86,6% contra 69% em 2013. Essa melhora nos números é fruto da dedicação e do esforço dos servidores municipais", ressalta o secretário municipal de Relações Institucionais e Ouvidor Geral, José Luiz Freire de Almeida.

Segundo o secretário, desde o ano passado a Ouvidoria Geral tem realizado reuniões periódicas com os servidores das secretárias municipais que recebem e fazem tramitação das demandas registradas pelos cidadãos. "É um trabalho voltado à capacitação, humanização e conscientização dos funcionários. O foco é nos colocarmos no papel de cidadãos. Todos nós queremos ser bem atendidos, seja em órgãos públicos ou em empresas prestadoras de serviço", descreve.

Operação Olho Vivo

José Luiz também ressalta a adoção de medidas estratégicas para tornar o atendimento das demandas mais rápido. Os operadores que atendem os telefones 156 e 162 estão capacitados para detectar situações que fogem da rotina. "Todos os problemas são importantes, mas há alguns que, por envolver situações de risco, necessitam de uma apuração mais detalhada".

"Chamamos este trabalho de Operação Olho Vivo. Todas as segundas, nossos técnicos visitam os locais indicados nas demandas e fazem uma análise profunda da situação, ouvindo moradores do entorno, produzindo relatórios, inclusive fotográficos, que possam nortear o trabalho de manutenção das secretarias e tornar mais rápida a solução dos problemas", explica o secretário.

Canais de atendimento

Para registrar solicitações diversas à Prefeitura, como tapa-buracos, fiscalização em terrenos, obras, transporte coletivo, desobstrução de galerias de águas pluviais, manutenção de estradas rurais, entre outros serviços, o cidadão deve ligar para o telefone 156. Para fazer denúncias específicas sobre comportamento de funcionários públicos municipais, o telefone é o 162, opção 1.

Para serviços de saúde, o número de atendimento também é o telefone 162, opção 2. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18 horas. Outro meio de contato é o e-mail ouvidoria@pmmc.com.br ou pelo site da Prefeitura www.mogidascruzes.sp.gov.br. Por esses canais, as solicitações podem ser encaminhadas 24 horas por dia.