Comitiva de Varginha (MG) conhece soluções adotadas na Ouvidoria de Mogi das Cruzes

Ouvidoria Geral

14 de julho de 2023
Comitiva de Varginha (MG) conhece soluções adotadas na Ouvidoria de Mogi das Cruzes (Divulgação/PMMC)

A Ouvidoria da Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu nesta semana uma comitiva de Varginha (MG) para troca de experiências. A equipe da cidade mineira veio conhecer as soluções adotadas em Mogi das Cruzes para tornar o órgão municipal mais eficiente. A comitiva foi liderada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Varginha, Apoliano de Jesus.

“Este intercâmbio é importante porque as soluções que adotamos aqui podem ser aplicadas em outras cidades. Um modelo de gestão pública eficiente traz benefícios para todos, e quanto mais estas medidas se replicarem em nosso país, melhor” explica o diretor do departamento de defesa do usuário do serviço público, Thiago Batalha.

Dentre as principais medidas apresentadas, estão a mudança do atendimento para o térreo do prédio-sede e o novo modelo de gestão de ouvidoria adotado em Mogi das Cruzes, assim como a nova rede social da cidadania, lançada recentemente, o Colab. 

Com estas medidas, resultados positivos puderam ser verificados. Só entre abril e julho deste ano, a Ouvidoria recebeu cerca de 7,8 mil pedidos em seus canais de comunicação, demandas divididas entre pedidos de serviços de zeladoria, sugestões e até denúncias de maus tratos contra animais. No comparativo com o mesmo período do ano passado, a taxa de resolução subiu 33,1%, passando de 44,3% (2022) para 59,0% (2023).

Com esta nova solução de tecnologia, os prazos de resposta de ouvidorias e zeladoria ao munícipe caíram de 100 dias para uma média de 17 dias - 13 a menos do que a legislação determina.

“A Ouvidoria aproxima a população e a Prefeitura, traz soluções e projetos mais abrangentes e representativos, estimula desenvolvimento da cidadania, potencializa a igualdade e permite um amplo mapeamento das necessidades em todo o município”, complementa Batalha.

Ouvidoria Geral

A Carta de Serviços da Ouvidoria está disponível no site da Administração, www.mogidascruzes.sp.gov.br. É uma ferramenta assegurada pela Lei Federal 13.460, de 26 de junho de 2017, com o objetivo de garantir transparência aos serviços públicos por meio de informações sobre as formas de acesso, prazos, locais e documentações requisitadas.

Para abrir um protocolo junto a Ouvidoria é necessário informar alguns dados pessoais, como CPF, endereço e CEP e relatar o pedido. As informações não ficam expostas no registro, caso haja pedido de sigilo. Cada pedido tem um prazo para ser respondido, que é informado no primeiro atendimento. Por meio do número do protocolo é possível acompanhar o andamento da solicitação.