COPEDE e Centro do Paradesporto promovem neste sábado a Olimpíada Azul

29 de março de 2022

A Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (COPEDE), em parceria com o Centro Municipal do Paradesporto, vai promover neste sábado (02/04) a Olimpíada Azul, uma competição com oito modalidades esportivas, destinada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também a pessoas com outras deficiências, que tenham vontade de interagir e participar. O evento é realizado em alusão ao Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril e os interessados já podem se inscrever. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo link abaixo ou então presencialmente no Centro do Paradesporto.

Inscreva-se

Além de estimular a prática do exercício físico, a Olimpíada Azul visa proporcionar a inclusão social, associada a momentos de lazer e descontração e, ainda, ampliar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).  As modalidades são: futebol, basquete, bocha, jogos de mesa (dominó e Lego), game, TaeKwonDo, atletismo (corrida) e cantinho da arte.

As disputas podem ser feitas de forma individual, para pessoas que tenham vivência ou necessitem de um cuidado individual para praticar as modalidades oferecidas; de forma coletiva, para pessoas com TEA que tenham vivência em praticar modalidades em grupo e há também a modalidade à distância (MAD), destinada a atletas que não têm convívio social, mas praticam alguma das modalidades em casa.

O Olimpíada Azul também tem como objetivo utilizar o esporte como ferramenta de socialização e resgate da dignidade humana e, ainda, apresentar as modalidades que são oferecidas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista de forma corriqueira no Centro Municipal do Paradesporto.

A COPEDE é uma Coordenadoria vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social. Já o Centro Municipal do Paradesporto é um equipamento gerido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Assim, a Olimpíada Azul é uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social e Esporte e Lazer.

O Centro Municipal do Paradesporto tem entrada pela avenida Expedicionário José Barca, no Rodeio. Mais informações sobre a Olimpíada Azul podem ser obtidas pelos telefones da COPEDE, que é o 4798-5969, ou pelo Whatsapp 99794-6717.