9º Prêmio de Fotografia vai abordar valores e significados resultantes do isolamento

Secretaria de Cultura

02 de abril de 2020

Nesta sexta-feira (03/04), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo abrirá as inscrições para o 9º Prêmio de Fotografia de Mogi das Cruzes. Tendo em vista a situação gerada pela pandemia do novo coronavírus, o tema da premiação deste ano será “Meu Olhar, Meu Lugar” e o objetivo é que os fotógrafos apresentem seus respectivos espaços de vida, abordando artisticamente os novos olhares, valores e significados que resultam deste momento de isolamento social.

Outra mudança no concurso fotógrafo deste ano, também em função da crise gerada pelo Covid-19, é que não haverá premiação em dinheiro, uma vez que a verba inicialmente destinada a este fim foi remanejada para prestar apoio emergencial aos profissionais da arte e cultura da cidade que tiveram suas atividades paralisadas em função da quarentena, por meio do chamamento da Mostra Virtual de Artes: A Arte Não Esqueceu de Você.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, ressalta que o objetivo do concurso não é, de forma alguma, estimular a quebra do isolamento, mas sim fazer uma imersão artística neste momento tão peculiar, mantendo um registro histórico e poético que sirva futuramente como um símbolo de resistência. “Buscamos ter um registro fotográfico que ampare nossas experiências cotidianas nesse momento de isolamento, numa espécie de ressignificação de valores que fundamentam nossas escolhas”, explica.

No mais, as regras para o concurso se mantêm. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, até o dia 8 de maio. Podem se inscrever gratuitamente fotógrafos profissionais e amadores de todo o território nacional, porém apenas para uma categoria cada, com exceção da modalidade Instagram, que é livre para todos os participantes.

O prêmio é dividido em quatro modalidades: Prêmio Mogi de Fotografia 2020, do qual só podem participar maiores de 18 anos, Prêmio Melhor Foto Mogiana, exclusivo a fotógrafos da cidade e que segue a restrição da idade mínima de 18 anos, Prêmio Jovem, destinado a participantes com idades entre sete e 17 anos e o Prêmio Instagram, que é de livre participação.

Para as categorias Prêmio Mogi 2020 e Prêmio Jovem, cada participante poderá se inscrever com no máximo duas fotografias e as imagens enviadas de forma online no ato da inscrição, com tamanho máximo de 6 MB. Exceto pela modalidade Instagram, todos os candidatos precisam também estar inscritos no cadastro de Artistas e Profissionais de Arte e Cultura de Mogi das Cruzes, que fica sempre disponível no site da Secretaria de Cultura e Turismo.

Já quem for participar da modalidade Instagram, deve seguir no Instagram as páginas @CulturaMogi e @TurismoMogidasCruzes, publicar as fotografias com as hashtags #PremioMogiFotografia2020 e #MeuOlharMeuLugar e marcar três pessoas na postagem.  Haverá uma pré-seleção das 30 fotografias mais curtidas, depois a escolha das cinco melhores fotografias, porém apenas a foto mais curtida será declarada vencedora.

Nas categorias Prêmio Mogi de Fotografia 2020 e Prêmio Jovem, haverá premiação com troféu para os primeiros e segundo colocados e também menção honrosa para quem ficar entre a terceira e décima colocação. Já na categoria destinada a fotógrafos mogianos, a premiação vai apenas para os primeiro e segundo lugares.

Todas as fotografias inscritas passarão por uma primeira etapa de habilitação e depois serão enviadas para uma curadoria especializada, que fará a seleção das vencedores com base nos seguintes critérios: estética, oportunidade, singularidade e qualidade de apresentação.

A divulgação dos resultados está prevista para o início de junho, por meio do site da Secretaria de Cultura e Turismo e a entrega da premiação será agendada posteriormente. As fotografias premiadas e com menção honrosa integração a mostra-coleção “Meu Olhar, Meu Lugar”.

Eventuais dúvidas sobre o 9º Prêmio de Fotografia de Mogi das Cruzes poderão ser dirimidas mediante consulta eletrônica, pelo e-mail culturamogi@pmmc.com.br ou pelo telefone/whatsapp (11) 4798-6900. (Lívia de Sá)