Cultura abre editais para a formação de companhias oficiais de teatro e danças

Secretaria de Cultura

30 de março de 2020

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo acaba de abrir três editais, que visam a formação das Companhia Oficiais de Teatro, Dança Contemporânea e Danças Urbanas do município. Os artistas de cada segmento que desejam fazer parte dos grupos devem se inscrever, a partir desta terça-feira (31/03), exclusivamente pelo site da Cultura. As inscrições permanecerão abertas até o dia 8 de maio.

Inscreva-se para a Companhia Oficial de Teatro

Inscreva-se para a Companhia Oficial de Dança Contemporânea

Inscreva-se para a Companhia Oficial de Danças Urbanas

O objetivo é formar corpos estáveis que tenham representatividade artística e cultural e sejam conectados com as atualidades de seu tempo. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Cultura e Turismo abre espaço para a troca de experiências, visando a formação e preparação profissional.

Em todos os editais, podem se inscrever artistas de todo território nacional com idade a partir de 18 anos, porém a ideia é que as três companhias sejam formadas por 70% de artistas do município, ficando os 30% restantes destinados a artistas de outras localidades.

No caso dos editais para a formação das Companhias de Teatro e Dança contemporânea, serão selecionados 12 artistas em cada, sem quantidade pré-definida por gênero. Já no caso do edital para a formação da Companhia de Danças Urbanas, serão 15 bailarinos selecionados.

O processo de seleção se dará em três etapas e cada selecionado terá direito a uma bolsa incentivo de R$300,00 (trezentos reais) mensais, cujo recebimento estará atrelado ao fornecimento do número do MEI (Micro Empreendedor Individual) e apresentação de certidões regulares. Importante dizer que quem não esteja com a documentação em dia ainda sim poderá ser selecionado, porém só receberá a bolsa após a devida regularização.

Os processos seletivos serão conduzidos por comissões de análise, composta por artistas com reconhecida experiência em cada uma das áreas abrangidas.

A todos, é indispensável o preenchimento correto dos campos da plataforma online. Qualquer irregularidade que dificulte a avaliação do material enviado ou preenchimento incorreto da plataforma de inscrição acarretará na desclassificação do participante. Vale destacar também que um mesmo artista não será selecionado para mais de uma companhia oficial da cidade.

Os editais abertos estão em consonância com metas e ações do Plano Municipal de Cultura. É possível que datas previstas sejam alteradas e/ou suspensas, sem aviso prévio, visando proteger a população da contaminação por Coronavírus - Covid-19.

Dúvidas e informações podem ser esclarecidas com a Secretaria de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes pelos telefone/ Whatsapp 4798-6900, e-mail culturamogi@pmmc.com.br ou pelo site. (Lívia de Sá)