Cultura e COMUC deliberam manutenção de contratos para preservar ações e empregos na área

Secretaria de Cultura

01 de abril de 2020

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Cultura deliberaram, na manhã desta quarta-feira (01/04), a continuidade de dois contratos, que vão garantir a manutenção de 70 a 80 empregos na área da cultura. Os contratos preservados foram o da Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes e o do Instituto Sementinha, responsável pela gestão do CEU das Artes, na Vila Nova União.

A reunião ordinária aconteceu de forma online, por meio de rede social e contou com a participação de vários membros de conselho. O entendimento da Secretaria de Cultura e Turismo, endossado pelos conselheiros, foi de que tanto a Orquestra Sinfônica quanto o CEU das Artes continuam trabalhando, ainda de que forma online, portanto é fundamental manter o rito contratual com as duas entidades.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, explica que, no caso da Orquestra Sinfônica, o diretor artístico do projeto, Lélis Gerson, está enviando material de estudo de forma eletrônica para que os alunos sigam se preparando para futuros concertos e também têm ocorrido reuniões online. Esses encontros, inclusive, podem ser acompanhados pelo público em geral, por meio das redes sociais do projeto.

No caso do CEU das Artes, apesar de o equipamento estar fechado, há uma equipe responsável pela manutenção do espaço, como por exemplo os profissionais da segurança, que segue trabalhando. Além disso, o grupo gestor do local também tem promovido reuniões online, por meio das quais os alunos de oficinas e atividades permanentes no local continuam tendo acesso aos conteúdos antes desenvolvidos presencialmente.

“O COMUC deliberou com unanimidade a manutenção desses dois contratos, primeiro para minimizar o impacto na área da cultura e também tendo em vista a questão do emprego de muitas das pessoas envolvidas nesses projetos. Estamos falando da manutenção de 70 a 80 empregos diretos e indiretos”, destacou.

Durante a reunião, também foram discutidas as ações de apoio aos profissionais da arte e do turismo, feitas pela Secretaria de Cultura e Turismo ao longo das duas últimas semanas. O objetivo foi garantir suporte financeiro a profissionais e grupos importantes da cidade e também estimular o desenvolvimento de ações online, por meio, por exemplo, da Mostra Virtual de Artes: A Arte Não Esqueceu de Você.

“Todos aprovaram essas ações e nos alertaram com relação a alguns artistas que ainda não serão acessados por meio dessas ações, então fica a lição de casa, para estudarmos de que maneira poderemos ajudar, numa parceria entre a Secretaria de Cultura e o conselho”, completa Sartori. (Lívia de Sá)