Cultura inicia nesta semana o projeto Secretaria Volante

Secretaria de Cultura

27 de abril de 2022

A Secretaria Municipal de Cultura dará início nesta semana ao projeto Secretaria Volante. A partir desta quinta-feira (28/04), profissionais da Pasta passarão a percorrer bairros da cidade, reunindo-se e dialogando com artistas e a população em geral, sobre as principais demandas na área da Cultura e também sobre o que o município tem a oferecer.

Além de coletar informações sobre o que a população anseia em termos de cultura, a equipe da Secretaria também levará orientações sobre o preenchimento do Cadastro de Artistas, sobre os editais que estão abertos e sobre os equipamentos culturais municipais, destacando como a população pode fazer uso e se beneficiar dos recursos acima elencados.

As primeiras reuniões serão nestas quinta-feira (28/04) e sexta-feira (29/04), no CEU das Artes, na Vila Nova União, das 9h às 15h30. Inicialmente, o projeto tem por objetivo identificar potenciais necessidades relacionadas à arte e cultura, mapear agentes, equipamentos e territórios, além de dar atenção especial a regiões de maior vulnerabilidade.

Outros objetivos são promover a aproximação entre o público e as diversas linguagens artísticas, apoiar a manifestação e desenvolvimento de talentos e ofertar capacitações voltadas ao aprimoramento e qualificação de pessoas que atuam ou pretendam atuar no desenvolvimento de ações culturais em comunidades.

A ação também visa promover apresentações artísticas em espaços descentralizados, possivelmente com agentes das próprias comunidades, promover ações que contemplem cada específica localidade e mapear espaços públicos e privados para a realização de ações formativas e de fruição, bem como possíveis territórios e artistas que possam ser incentivados e beneficiados por iniciativas da Secretaria.

O CEU das Artes, onde as duas primeiras reuniões serão realizadas, fica na rua Aurora Ariza Meloni, 1175, na Vila Nova União.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria Municipal de Cultura, que é o 4798-6900.