Cultura publica mais um chamamento para apoiar guias de turismo da cidade

Secretaria de Cultura

20 de março de 2020

Seguindo o modelo do mecanismo publicado nesta quinta-feira (19/03) para auxiliar artistas autônomos no período de isolamento social, a Secretaria de Cultura e Turismo de Mogi, com apoio do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) publicou nesta sexta-feira (20/03) mais um chamamento, destinado a contratação de guias de turismo, que tenham nessa atividade sua principal fonte de renda. Além de prestar apoio aos profissionais da área, o objetivo é a realização da ação Turismo Virtual Por Mogi das Cruzes.

Formulário para inscrição

O período previsto de contratação é de três meses e, para ser contemplado, é preciso estar cadastrado no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Os valores a serem pagos estão baseados no Edital 045/2019, que regra a contratação de todos os profissionais da arte, cultura e turismo.

“Assim como fizemos com os profissionais da arte, nosso objetivo com esse chamamento é diminuir o impacto sócio-econômico no setor turístico em Mogi das Cruzes e disponibilizar conteúdos informativos e culturais para a população por meio da contratação de guias de turismo mogianos, para que eles produzam e disponibilizem conteúdos virtuais, como apresentação de roteiros, fatos e histórias dos espaços turísticos, videoaulas de boas práticas aos turistas e profissionais do turismo, turismo sustentável, entre outros”, destaca o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori.

O chamamento foi concebido tendo em vista as orientações das autoridades da Saúde no combate à disseminação do Coronavírus, em que a principal ferramenta de proteção é o isolamento. Com isso, haverá um impacto também sobre os profissionais da área do turismo, que naturalmente dependem dos atrativos turísticos para gerarem renda.

Assim como no primeiro chamamento, o pedido é para que se inscrevam apenas aqueles que dependam efetivamente do exercício dessa profissão para se manterem. O pagamento a que se refere o chamamento não é apenas um cachê, mas uma ajuda de custo para que todos os contemplados possam minimizar os problemas com suas necessidades básicas tais como alimentação, água, luz, gás, entre outros.

Além do apoio financeiro, o objetivo é que os profissionais possam, com essa ajuda, desenvolver conteúdos virtuais, para que dêem continuidade às suas atividades, porém fazendo uso de canais eletrônicos, compondo assim a ação Turismo Virtual por Mogi das Cruzes.

Parte do recurso utilizado para esta ação é proveniente do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), cujo uso foi autorizado por deliberação em reunião extraordinária do COMTUR e aprovado por unanimidade. O COMTUR de Mogi das Cruzes tem dois terços de sua formação compostos por representantes da sociedade civil organizada, dentre eles representantes de guias de turismo, agentes de viagem, entidades diversas com relação direta e indireta com o turismo e minoria de representantes do poder público diretamente relacionados ao turismo.

O chamamento também está alinhado às metas do Plano Municipal de Cultura (Lei Municipal nº 7.536/2019): Eixo 1, Meta 4, Ação 1 / Eixo 3, Meta 1, Ação 5 / Eixo 4, Meta 1, Ação 3.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900. (Lívia de Sá)